A fiscalização municipal da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) e a Guarda Civil Municipal continuam atuando diariamente em Juazeiro (BA). As equipes iniciaram a semana realizando blitz nos postos de combustível da cidade para averiguação de alvará de funcionamento e 10 postos foram notificados. A equipe embargou também uma obra que estava sendo construída em área pública, no bairro Pedra do Lord.
Ainda na segunda-feira (2), dois proprietários de casas na Rua Nossa Senhora de Fátima no bairro Alto do Cruzeiro foram notificados por acúmulo irregular de lixo e entulho. Os dois têm o prazo de 10 dias para a total retirada, caso contrário poderão ser autuados de 0,5 a 10 VRF (Valor de Referência Fiscal).
Na terça-feira (3) a equipe notificou proprietários de veículos abandonados próximo à antiga Estação no bairro João XXIII e, caso os veículos não sejam retirados pelos donos, serão removidos pela fiscalização.
Na quarta-feira (4), pela terceira vez este ano, foi realizada a retirada de lixo reciclável acumulado por um morador da Rua Quintino Bocaiúva que é catador, mas ao invés de deixar os materiais na cooperativa, ele insiste em deixar na porta da sua casa, obstruindo o passeio público e oferecendo riscos à própria saúde e a dos vizinhos. Todo o lixo recolhido foi levado ao aterro controlado do município.
A equipe também esteve no bairro Itaberaba onde embargou uma obra que estava invadindo o passeio público. E no bairro João XXIII, uma construção foi embargada, pois estava invadindo área de domínio da BR-235. Finalizando a semana, foi realizada uma demolição de obra irregular que estava sendo construída em área pública no povoado do Rodeadouro.
O secretário da SEMAURB, Agenor Souza, alerta que o número de construções irregulares é muito alto no município. “Orientamos a população para que não cometa o erro de construir em área pública ou de preservação permanente. Nossa fiscalização está todos os dias nas ruas e todo tipo de construção irregular será demolida” destaca o secretário.
A SEMAURB atende denúncias e reclamações através do número 153, a ligação é gratuita. Quem quiser realizar o procedimento pessoalmente pode se dirigir a sede da secretaria que fica na Rua Oscar Ribeiro, S/N°, Centro.