Fim de semana é marcado por ações da saúde em Petrolina

Aconteceu no último sábado (23), na Unidade Básica de Saúde do Alto do Cocar, o Hiperdia, denominação voltada aos cuidados de pessoas com hipertensão e diabetes. Essa ação já passou pelo N8 e N10. Durante o dia os pacientes passaram por consulta médica, psicológica e assistência fisioterapêutica. O sábado foi escolhido por conseguir acolher um número maior de pessoas. As Unidades de Saúde do KM 25 e N3 abriram com atendimentos diversos e vacinação.

Na unidade básica do bairro Alto do Cocar, os profissionais abordaram na sala de espera e durante os atendimentos clínicos os seguintes temas: influência dos fatores emocionais na hipertensão e diabetes; sequelas neurológicas após Acidente Vascular Encefálico; principais alterações do diabetes não controlado; avaliação física do pé diabético e aplicação de auriculoterapia.

A dona de casa Maria José Pereira dos Santos foi uma das pacientes atendidas na unidade e relata com satisfação os atendimentos e informações que recebeu. “Foi uma benção esse atendimento. Eu passei pela médica, mostrei meus exames, conversei com a profissional que orientou como devia proceder para controlar a diabetes, informações como prevenir a hipertensão, e tudo isso é benéfico para nós. Estou feliz que meus exames não apresentaram nenhuma alteração, agora é continuar me cuidando“, expôs Maria.

De acordo com a Coordenadora do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), Huênia Cordeiro, o Hiperdia acontece em todas as UBS’s. “A equipe de saúde da família e o NASF realizam o Hiperdia que se destina ao cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus atendidos na rede ambulatorial do Sistema Único de Saúde (SUS), permitindo gerar informação para aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos de forma regular e sistemática a todos os pacientes“, explicou a coordenadora.

Deixe um comentário