Federação “União Progressista” terá comando de Antonio Rueda por quatro anos

A união entre União Brasil e Progressistas, batizada como Federação União Progressista (UPB), definirá o presidente do União Brasil, Antônio Rueda, como seu líder pelos próximos quatro anos.

O arranjo – que ainda aguarda homologação no TSE, com expectativa de registro protocolado em agosto e análise concluída em dois meses também contará com o presidente do PP, Ciro Nogueira, na vice-presidência, em sistema de comando compartilhado.

A federação foi lançada oficialmente em 29 de abril, reunindo 109 deputados federais e 14 senadores, tornando-se a maior bancada do Congresso. Na fase inicial, Rueda e Nogueira vão atuar como co-presidentes até dezembro de 2025, quando será realizada eleição para um comando único.

Embora o cargo de Rueda seja principalmente simbólico, as decisões estratégicas serão tomadas conjuntamente com Nogueira, preservando o equilíbrio entre os dois partidos.

A formalização da federação – também chamada de “superfederação” em setores do centrão – visa fortalecer o bloco político para as eleições municipais de 2024 e, mais adiante, para a disputa presidencial de 2026. A federação é válida por quatro anos, conforme as regras do TSE.

Deixe um comentário