Estudante da Univasf desenvolve TCC no Instituto Butantan em São Paulo

Através do desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), os estudantes podem colocar em prática suas habilidades adquiridas durante a graduação e obter novas experiências.

É o caso de Caio Carvalho Novais de Moraes, discente do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que escolheu o Instituto Butantan, localizado em São Paulo (SP), para desenvolver o projeto de pesquisa do seu TCC.

Antes de iniciar seu estudo, Moraes participou, de junho a agosto de 2023, do Programa de Estágio Curricular Obrigatório para o Laboratório de Bacteriologia do Instituto Butantan, no qual foi selecionado para a única vaga ofertada.

A pesquisa de TCC de Moraes, orientada pelo docente do Colegiado de Zootecnia da Univasf Mateus Matiuzzi, com coorientação da pesquisadora do Butantan Marcia Regina Franzolin, tem como tema “Diagnóstico microbiológico e caracterização de bactérias isoladas de serpentes do Instituto Butantan, São Paulo, Brasil” e está sendo desenvolvida no Laboratório de Bacteriologia do Instituto.

O estudo atua na identificação e caracterização de bactérias relacionadas com processos infecciosos em serpentes mantidas no Butantan. Esses animais são utilizados pra extração do veneno e produção dos soros antiofídicos. “O projeto é importante para garantir qualidade de vida para as serpentes e contribuir com o conhecimento científico acerca das bactérias envolvidas em processos patológicos nesses animais”, ressalta o estudante da Univasf, que atualmente cursa o 9º período da graduação.

Antes de ingressar no laboratório do Butantan, Moraes realizava o serviço de diagnóstico microbiológico oferecido ao Hospital Veterinário da Univasf, através do Laboratório de Microbiologia e Imunologia Animal do Campus de Ciências Agrárias (CCA) e, assim, se interessou por estudar sobre as bactérias relacionadas a processos infecciosos em animais e as alternativas terapêuticas para tratar essas infecções.

O estudante de Ciências Biológicas ressalta que estar em uma fundação que se destaca como centro de pesquisa científica e produção de imunobiológicos é gratificante. “O Instituto Butantan é uma referência em desenvolvimento de pesquisa no país, sempre o admirei.

Estar aqui após finalizar o tempo de estágio é algo que me deixa muito feliz. Desde quando a pesquisadora do laboratório concordou em ser minha coorientadora para o TCC me sinto bastante realizado”, conta.

Para Moraes, sua participação no programa do Instituto também é um incentivo para que seus colegas da Univasf busquem desenvolver pesquisas no Butantan ou em outras instituições renomadas do país e tenham a mesma experiência que ele. “Diariamente, no Instituto, consigo adquirir novos conhecimentos devido ao contato com diversos pesquisadores e alunos, nacionais e internacionais, o que abre mais ainda as portas para o futuro que almejo na área acadêmica” ressalta o estudante.

Deixe um comentário