Quatro agentes da Defesa Civil de Pernambuco retornam ao estado nesta sexta-feira (07) após 29 dias de missão no Rio Grande do Sul, onde prestaram assistência após um desastre que afetou a região.
A equipe, dividida entre as cidades de Porto Alegre e Passo Fundo, atuou conforme suas especialidades e as necessidades locais.
Em Passo Fundo, dois agentes trabalharam no escritório de Ajuda Humanitária, Restabelecimento e Recuperação, como analistas de processos do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), orientando sobre o preenchimento adequado do sistema.
Em Porto Alegre, os outros dois agentes auxiliaram no controle logístico no Centro de Distribuição de Ajuda Humanitária, no Galpão do Centro de Distribuição.
O capitão Marco Filipo, gerente de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Pernambuco, destacou a importância da missão. “Em nome de toda a equipe, tenho a dizer que o importante da missão foi ajudar o próximo, onde cada um cumpriu seu papel, juntamente com inúmeros voluntários, procurando minimizar o sofrimento das pessoas afetadas. No Centro de Distribuição Central de Porto Alegre apoiamos com experiências vividas em desastres aqui em Pernambuco, desde organização, orientação e apoio às equipes voluntárias, como também na parte técnica de controle de estoque e liberação de carga“, relatou Filipo.
A recepção da equipe está prevista para a manhã desta sexta-feira (7) na Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Pernambuco, com o horário exato a ser confirmado nesta quinta-feira (6).