Enfermeiros da Atenção Básica participam de capacitação sobre o Transtorno do Espectro Autista em Petrolina

Com foco na assistência com qualidade, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, vem investindo na qualificação dos profissionais da rede municipal. E nessa quinta-feira (26), os enfermeiros da rede básica de saúde participaram de uma reunião e capacitação envolvendo o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O encontro teve como objetivo melhorar as consultas de puericultura, avaliações e reconhecimentos dos sinais do TEA. É através de uma avaliação completa e minuciosa que se torna possível um diagnóstico precoce e, em Petrolina, os cuidados na rede relacionados ao TEA estão crescente, isso devido aos grandes investimentos na área de saúde não param.

O município possui um neuropediatra atendendo na Policlínica Municipal, além disso tem ainda a assistência na área nutricional, de fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia. O município está concluindo as etapas de instalação da Clínica para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que, em parceria com a Secretaria de Educação, será um espaço exclusivo para este público.

  Investir em saúde é qualificar a vida das pessoas e isso tem sido o lema de trabalho na rede municipal, fruto disso, são as ações e serviços na saúde pública. Para o secretário de Saúde, João Luís Nogueira, não há limites na busca de investimentos, de qualificações e qualidade na oferta dos serviços a população. “Estou muito entusiasmado no trabalho aqui na cidade e não tenho medido esforços para buscar o melhor dos serviços na área da saúde municipal. Todo esse incentivo e qualificação retorna para a população com serviços de qualidade. Um exemplo é essa capacitação com os enfermeiros, já fizemos esse trabalho com os mais de 460 Agentes Comunitários de Saúde. Agora esses profissionais estarão mais aptos na avaliação clínica de triagem nas Unidades Básicas de Saúde, envolvendo pessoas com sinais do TEA“, concluiu o secretário.

Deixe um comentário