Empresas espanholas apresentam soluções tecnológicas para o agro em reunião em Petrolina

Representantes do governo de Pernambuco, universidades e produtores rurais do Vale do São Francisco se reuniram nesta terça-feira (28), em Petrolina (PE), para recepcionar duas empresas espanholas especializadas em tecnologia para o setor agropecuário.

O encontro ocorreu na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR) e contou com a presença das empresas Dronak e Libelium, que apresentaram inovações voltadas para a agricultura de precisão.

Durante a reunião, as empresas demonstraram soluções baseadas em drones, inteligência artificial, automação e Internet das Coisas (IoT) para o agro. As tecnologias prometem otimizar o consumo de água, melhorar a eficiência do uso de fertilizantes e aumentar a produtividade, fatores bem recebidos pelos produtores locais.

Jailson Lira, presidente do SPR, destacou a relevância da iniciativa: “É extremamente louvável a união de forças e de conhecimento das entidades locais de fomento à fruticultura Irrigada com as empresas que trazem soluções tecnológicas para o Agro.”

Fabia Silva, fundadora da Dronak Robotics, enfatizou as oportunidades de colaboração entre as empresas espanholas e o Vale do São Francisco: “Somos especialistas em soluções tecnológicas para os setores agrícola e ambiental, fomentando uma agricultura sustentável com o compromisso e o cuidado à natureza.

A próxima etapa envolve a elaboração de Cartas de Intenção (LOIs) para formalizar oportunidades e alinhar expectativas. Além disso, as empresas participarão de um evento em Petrolina, no dia 13 de março, onde se espera avançar para a assinatura de pré-acordos e a realização de provas de conceito para projetos tecnológicos.

Guilherme Coelho, presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas (Abrafrutas), ressaltou a importância da região para o desenvolvimento do setor: “Somos o maior polo de produção de frutas do Brasil e possuímos também todas as condições para se tornar um polo de inovação tecnológica, atraindo investimentos e gerando um impacto positivo no desenvolvimento sustentável e econômico.”

O encontro contou com a presença de representantes da Libelium, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca de Pernambuco (SDA), do AgroLabs e do projeto Fruitech, além de pesquisadores da área. A iniciativa reforça o interesse do setor em adotar soluções tecnológicas para impulsionar a produção e exportação de frutas da região.

Deixe um comentário