Elismar Gonçalves cobra melhorias na saúde em Petrolina, líder do governo responde

Algumas deficiências na área da saúde foram elencadas pelo vereador Elismar Gonçalves (PODE), na sessão desta terça-feira (23), na Câmara Municipal de Petrolina. O edil pontuou: a falta de medicamentos, o atendimento dos pacientes, a demora na marcação de exames e cirurgias, além da deterioração de algumas unidades de saúde.

“Esse mês de julho não foi diferente dos outros meses, procuramos andar, visitar, conversar com as pessoas e o reclame infelizmente aumentou com relação à saúde pública. As unidade de saúde, muitas delas deterioradas, atraso nos exames, atraso das consultas, paciente vai a unidade de saúde, mas termina marcando com 20 dias, 30 dias depois e quando você conversa, seja do interior, das áreas irrigadas, é um reclame só, continua a mesma situação infelizmente: a demora dos exames, das consultas, das marcações, fora essas unidades de saúde que estão deterioradas”, disse.
Elismar acrescentou que tem adotado coerência na forma de fazer oposição na Câmara, aprovando projetos que são do interesse do município, mas que não poderia se calar diante dessa demandas da população, chamando a atenção da Secretaria de Saúde no sentido de realizar as devidas correções “para que possa ofertar uma saúde melhor e de qualidade”.
Resposta do líder do governo
Em aparte, o vereador Diogo Hoffmann (PSC), informou  já ter discutido essas pautas com a Secretária de Saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque, e que parte das demandas informadas já estão sendo solucionadas.
“A questão do abastecimento das farmácias municipais, agora no finalzinho do mês de julho iniciou-se o procedimento e reabastecimento das farmácias, porque houve um problema nacional de insumos farmacêuticos. Para você ter uma ideia vereador, uma pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios, mostrou que mais de 80% dos municípios brasileiros sofrem com desabastecimento: guerra da Ucrânia, pandemia do coronavírus, uma série de questões, mas houve já medidas no sentido de reabastecimento das farmácias e nós estamos acompanhando”, ressaltou.
No que diz respeito a questão das unidade deterioradas, que estão com problemas estruturais, Hoffmann esclareceu que a secretária já mobilizou equipe de manutenção para poder visitar essas unidades e a previsão é que até o final desse mês 100% das unidades tenham recebido essa visita para que sejam feitos os devidos reparos.
Por fim o vereador informou que quanto a questão dos exames, neste momento o município está realizando um mutirão de exames de imagem e a previsão é que no mais tardar “em um ou dois meses a fila seja completamente zerada”.

Deixe um comentário