Decisão sobre petróleo pode obrigar Petrobras a aumentar valor dos combustíveis

Não tem como esperar outra coisa. Vem aumento dos preços da gasolina, diesel, gás de cozinha e etanol nas próximas semanas. Embora estejam cada vez mais próximas as pressões do presidente Jair Bolsonaro para que a Petrobras não mexa nos preços, parece claro que a estatal deve corrigir os seus preços, que devem subir porque a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) decidiu agir.

Isso aconteceu nesta quarta-feira (05), durante a 45ª Reunião do Comitê Ministerial Conjunto de Monitoramento (JMMC) e a 33ª Reunião Ministerial da OPEP e não-OPEP.

A organização decidiu baixar a produção geral em milhões de barris de petróleo por dia (com base nos níveis de produção exigidos em agosto de 2022), a partir de novembro de 2022 para países participantes da OPEP e não-OPEP. Isso aconteceu porque, desde junho, os preços do petróleo não param de cair – o que para os países que fazem parte da OPEP, significou a perda de receita.

Aqui no Brasil isso tem impacto porque o País, através da Petrobras, compra da Arábia Saudita e vários outros países e vai sofrer esse impacto da mesma forma que vem se beneficiando com a queda de 40,89% que lhe permitiu baixar todos os preços.

Fonte Blog do Jamildo

Deixe um comentário