Correios atenderá aposentados e pensionistas do INSS sobre descontos não autorizados a partir do dia 30

A partir do dia 30 de maio, agências dos Correios em todo o país passarão a oferecer atendimento presencial a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que suspeitam ter sido vítimas de descontos indevidos realizados por entidades associativas.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22) durante coletiva de imprensa com o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.

Segundo Stefanutto, o objetivo é alcançar especialmente os beneficiários que enfrentam dificuldades com o uso de recursos tecnológicos. “Esse atendimento será feito exclusivamente nas agências dos Correios. As unidades do INSS não receberão esse tipo de solicitação, pois são voltadas para outras demandas e não possuem a mesma capilaridade”, explicou.

Atualmente, o INSS conta com 1.570 agências distribuídas em cerca de 700 municípios — geralmente de médio e grande porte —, onde a maior parte da população tem acesso à internet e dispositivos eletrônicos. A parceria com os Correios, portanto, visa garantir atendimento nos municípios menores, onde o acesso à tecnologia é mais limitado.

Para realizar a consulta nas agências dos Correios, basta apresentar um documento de identificação. No caso de pessoas com mobilidade reduzida ou acamadas, um representante legal pode realizar o atendimento com apresentação de procuração válida. No entanto, não será permitido alterar dados cadastrais, apenas verificar se houve desconto, qual associação realizou a cobrança e se a autorização foi registrada.

O atendente dos Correios acessará as informações, informará o cidadão sobre a existência ou não de descontos e se houve consentimento. A manifestação será registrada na hora, e o cidadão receberá um protocolo com número, data e horário, que poderá ser utilizado em futuras consultas ou contestações”, detalhou o presidente do INSS.

Além do atendimento presencial, continuam disponíveis os canais digitais do INSS, como o aplicativo Meu INSS, o site oficial e a central telefônica 135.

Deixe um comentário