O corregedor nacional do Ministério Público, Procurador do Trabalho Ângelo Fabiano da Costa, visitou unidades do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) entre os dias 20 e 24 de maio.
Durante sua estadia, ele se encontrou com a governadora Raquel Lyra (PSDB) na noite de quinta-feira (23/05), no Palácio do Campo das Princesas, no Recife. Este encontro é uma das atividades rotineiras da correição do MP.
Ângelo Fabiano da Costa, acompanhado de outros membros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), esteve em Pernambuco para realizar uma correição temática focada em direitos fundamentais em 148 unidades do MPPE.
Este foi o quinto estado visitado pelo corregedor do CNMP, que já avaliou Promotorias e outras unidades no Espírito Santo, Goiás, Paraíba e Rondônia neste ano. A ação, de caráter educativo e fiscalizador, verifica a atuação de promotores e procuradores de Justiça em áreas como violência doméstica contra mulheres e crianças, crimes contra a população LGBTQIAPN+, educação e proteção das crianças e adolescentes, enfrentamento de organizações criminosas e proteção de dados pessoais.
“Esse contato com a governadora é fundamental para que nós possamos passar um pouco do que estamos verificando na atuação do Ministério Público com relação à violência doméstica contra as mulheres e proteção da infância e juventude, incluindo a educação infantil”, explicou o corregedor durante a visita à chefe do Executivo. “Pedimos um empenho ainda maior do governo estadual na priorização e investimento em políticas públicas para essas áreas”, enfatizou.
Na ocasião, o corregedor nacional Ângelo Fabiano da Costa mencionou a disponibilidade do Ministério Público brasileiro para parcerias necessárias em favor do povo pernambucano. Ele estava acompanhado de outros três membros do CNMP: o coordenador-geral da Corregedoria Nacional, Rinaldo Reis Lima, o chefe de gabinete da Corregedoria Nacional, Maurício Coentro Pais de Melo, e a coordenadora de Correições e Inspeções da Corregedoria Nacional, Karina Soares Rocha.
Também presentes no encontro estavam o Procurador-Geral de Justiça de Pernambuco, Marcos Carvalho, e o chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Promotor de Justiça José Paulo Cavalcanti Xavier Filho.