A partir da próxima terça-feira (1º), consumidores de dez estados brasileiros, incluindo a Bahia, sentirão um aumento no valor das compras realizadas em plataformas de e-commerce internacionais, como Shein e AliExpress. Isso ocorre devido ao reajuste na alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre remessas internacionais.
A decisão foi tomada pelo Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), que aprovou a elevação da alíquota de ICMS de 17% para 20% nas compras importadas pelo Regime de Tributação Simplificada (RTS).
Estados que terão aumento no ICMS
A nova taxação será aplicada nas remessas postais e expressas importadas pelo RTS nos seguintes estados: Acre; Bahia; Minas Gerais; Alagoas; Paraíba; Roraima; Sergipe; Ceará; Rio Grande do Norte; Piauí.
Os demais estados decidiram manter a alíquota inalterada, evitando o repasse desse aumento aos consumidores locais.
Com o reajuste, os preços finais dos produtos comprados em marketplaces estrangeiros poderão ficar mais altos para os consumidores dessas regiões, o que pode impactar diretamente a popularidade dessas plataformas.