Cirurgião bucomaxilo destaca trabalho de voluntários em Instituto de Petrolina

Foto: Ascom PMP

Durante a sessão de quinta-feira (4), a Câmara de Vereadores de Petrolina abriu espaço para a participação de Pedro Henrique Lopes. Ele é profissional da saúde, cirurgião bucomaxilo, um dos envolvidos no mutirão de cirurgias para corrigir o problema conhecido como lábio palatino.

Ele foi convidado pelos vereadores, que aprovaram um pedido de Wenderson Batista (DEM). No uso da palavra, Pedro Henrique destacou o trabalho do Instituto Bucomaxilofacial e a paixão em ajudar as pessoas.

“Essas fissuras são causadas por uma série de fatores”, explicou. Entre eles estão uso de tabaco, drogas e má alimentação durante a gestação dos bebês. E o recomendado na literatura médica é fazer o tratamento ainda nos primeiros meses.

Além do problema clínico, os pacientes sofrem com a autoestima e problemas de fala. Para isso, é importante o acompanhamento de uma equipe médica, inclusive com fonoaudiólogos.

Aproveitando sua passagem pela Câmara, Pedro Henrique agradeceu pelo espaço e convidou os vereadores para conhecerem pessoalmente o Instituto. E lembrou que em Fortaleza (CE), por exemplo, há uma lei municipal que garante passagem gratuita a esses pacientes, já que o tratamento médico é longo e cansativo. E muitos são de famílias carentes.

Deixe um comentário