Restaurantes Universitários da Univasf têm serviços suspensos por prazo indeterminado

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) divulgou um comunicado na tarde desta quinta-feira (20), informando sobre a suspensão dos serviços de alimentação dos Restaurantes Universitários por prazo indeterminado. De acordo com a nota da instituição, a empresa terceirizada responsável pelos restaurantes não pretende renovar o contrato de prestação de serviço.

A nota divulgada pela Univasf informa que a empresa havia comunicado por meio de dois documentos encaminhados em setembro de 2024 e em janeiro de 2025, que a renovação do contrato seria efetivada.

No entanto, após questionamentos da Proae relativos à suspensão das atividades dos RUs nas datas de ontem (19) e hoje (20), a empresa informou que também não tem condições financeiras de manter os serviços de alimentação até o prazo final de vigência do contrato, que vence em 10 de março de 2025 (confira o documento).

Após o ocorrido, a Univasf informou que rescindiu contrato com a empresa, com as devidas aplicações de procedimentos e sanções previstos em lei e destacou que já está em busca de uma nova empresa para assumir o contrato.

“Já acionamos as empresas participantes da licitação para os RUs, ocorrida em janeiro de 2023, para que possam se manifestar sobre a possibilidade de assumir o contrato. Também estamos instruindo um possível contrato emergencial”, explica a nota da instituição.

O comunicado ainda destaca que a Univasf não possui débitos com a empresa e que todas as notas fiscais foram pagas. Em 2024 a empresa recebeu um total de R$ 3.796.209,39 por seus serviços, dos quais R$ 3.079.337,53 foram pagos com recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e R$ 716.871,86 foram pagos diretamente pelos usuários dos RUs à empresa.

A nota da Univasf também esclarece que a empresa chegou a encaminhar, no dia 12 de fevereiro, uma solicitação de “Alteração do Modelo Operacional do Contrato de Fornecimento de Refeições”. Neste documento, foram expostos motivos para solicitação de alteração do fornecimento de refeições e foi apresentada uma nova manifestação de interesse de renovação do contrato. A solicitação foi recebida e encaminhada para análise jurídica.

Nos últimos 25 dias, a Univasf informou que recebeu três solicitações judiciais do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região de João Pessoa que obrigam a Instituição a bloquear valores em nome da empresa que fornecia os serviços aos Restaurantes Universitários.

“Estas três decisões judiciais somam um valor total de R$ 189.221,86, que não tem relação com o contrato mantido pela Univasf com a empresa”, esclarece a nota da Instituição.

Polícia Civil recupera bicicleta furtada no Centro de Petrolina

A Polícia Civil de Pernambuco recuperou, nesta quinta-feira (20), uma bicicleta furtada no dia anterior em frente à loja Eletromóveis Líder, no Centro de Petrolina. A ação foi realizada por equipes da 214ª Delegacia de Polícia Circunscrição, sob a coordenação dos delegados Dark Blacker e Sara Elíbia.

O furto ocorreu na quarta-feira (19), quando um indivíduo aproveitou um momento de descuido para levar a bicicleta, que estava exposta para venda na área externa da loja. Após o registro do boletim de ocorrência pela representante do estabelecimento, a Polícia Civil iniciou as investigações.

Em menos de 24 horas, os agentes identificaram o suspeito e localizaram a bicicleta na residência dele. O indivíduo foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais.

Suspeito de furtar rodas de carros é preso em Petrolina

A Polícia Civil prendeu o homem flagrado por câmeras de segurança furtando rodas de veículos na Cohab Massangano, em Petrolina (PE). O suspeito, que sempre nas primeiras horas da manhã, também teria cometido furtos na Cohab 6.

O criminoso foi detido no dia 7 de fevereiro e segue à disposição da Justiça. A Polícia Civil orienta as vítimas que tiveram rodas furtadas a procurarem a 213ª Delegacia para a restituição dos objetos.

As informações são do repórter Ivo da Hora 

Bora Petrolina: CCZ realiza triagem para castração de animais no Residencial Vivendas

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estará, nesta sexta-feira (21), realizando a triagem dos animais que serão castrados durante a 13° edição do Bora Petrolina, que acontece no residencial Vivendas, no sábado (22).

Para que os procedimentos cirúrgicos aconteçam, é necessário que os cães e gatos machos, de até cinco anos e que não tenham raça definida, sejam avaliados.

LEIA MAIS

Dois acidentes causam lentidão no trânsito em Petrolina nesta quinta-feira

Dois acidentes foram registrados na manhã desta quinta-feira (20) causando lentidão em pontos estratégicos de Petrolina. Felizmente, não houve registro de feridos em nenhuma das ocorrências.

O primeiro acidente ocorreu na rotatória do Viaduto dos Barranqueiros. De acordo com informações preliminares, o impacto não resultou em vítimas, mas gerou retenção no tráfego da região.

Enquanto isso, outro acidente envolvendo um caminhão e um carro de passeio foi registrado na BR-407, na subida da Ponte Presidente Dutra. Assim como no primeiro caso, não houve feridos, mas o fluxo de veículos ficou comprometido no local.

Prefeitura de Petrolina oferece 15% de desconto para contribuintes que pagarem IPTU à vista

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Receitas Municipais, informa aos contribuintes que os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2025 com 15% de desconto já estão disponíveis online.

Para garantir esse desconto é necessário emitir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM), através do site, e efetuar o pagamento antecipado até 14 de março. A gestão municipal destaca que mesmo que o contribuinte tenha débitos de anos anteriores, poderá usufruir do desconto.

LEIA MAIS

Comércio de Petrolina fechará nos dias 03 e 04 de Carnaval após acordo coletivo

O comércio de Petrolina não funcionará na segunda (3) e terça-feira (4) de Carnaval. A suspensão das atividades foi definida por meio de uma permuta de feriados, substituindo o Dia da Consciência Negra (20 de novembro 2024) e a Data Magna de Pernambuco (6 de março 2024).

A medida, acordada na Convenção Coletiva 2024/2025, tem validade apenas para este ano, conforme previsto na cláusula 50 do documento. A partir da Quarta-feira de Cinzas (5), o funcionamento do comércio varejista será normal, incluindo os dias subsequentes até sábado (8).

LEIA MAIS

Carnaval de Petrolina 2025 homenageia Geraldo Azevedo e divulga programação oficial

A tradicional festa de rua que reúne famílias e amigos por toda cidade, o Carnaval de Petrolina já está batendo na porta. Nesta quinta-feira (20), o prefeito Simão Durando divulgou a programação oficial da festa de momo de 2025 sob o tema “Azevede-se na folia”.

Com uma grade de atrações diversificada, o evento está marcado para ocorrer entre os dias 1 a 4 de março, celebrando a festividade carnavalesca.

A programação inclui mais de 60 atrações, abrangendo artistas, escolas de samba, orquestras e blocos, prometendo entretenimento para diversos gostos e idades.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina entrega equipamento esportivo no Serrote do Urubu nesta quinta-feira

A Prefeitura de Petrolina irá inaugurar, nesta quinta-feira (20), a quadra poliesportiva do Serrote do Urubu. O novo equipamento beneficiará toda a população e se tornará um importante espaço para a prática de esportes e atividades recreativas. A cerimônia de inauguração ocorrerá às 18h.

Localizada em um ponto estratégico da comunidade, a quadra conta com uma estrutura de qualidade, instalação de novas luminárias, bacias e bancadas de granito, portas e alambrados novos, além de revisão elétrica, serviços gerais de pintura, entre outros.

A gestão municipal segue promovendo a transformação social através da educação e do esporte em todos os cantos da cidade.

APA recebe visita de comitiva de vereadores de Petrolina

A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) recebeu a visita de um grupo de vereadores de Petrolina para um encontro voltado à apresentação da estrutura administrativa da instituição e dos projetos em execução.

Estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Osório Siqueira, e os vereadores Roberto da Gráfica, Gabriel Menezes e Josivaldo Barros.

Durante a reunião, o diretor-executivo e coordenador de projetos da APA, Natanael Barros, apresentou as principais iniciativas da associação, com destaque para o projeto das escolinhas de atletismo, que hoje atende mais de mil crianças e adolescentes distribuídas em quatro unidades em Petrolina e polos nas cidades de Bodocó, Lagoa Grande, Ouricuri, Santa Maria da Boa Vista e, também, em Juazeiro e Remanso, na Bahia.

Também destacou o projeto de alto rendimento, que oferece suporte a mais de 110 atletas e paratletas profissionais, e o projeto de canoagem, voltado para pessoas com Síndrome de Down e deficiência motora.

LEIA MAIS

Blocos esquentam prévia do Carnaval 2025 em Petrolina no final de semana

Depois do sucesso da 25ª edição do Baile Municipal, Petrolina continua em clima de Carnaval neste final de semana. A cidade já começa a vibrar com o ritmo contagiante dos blocos de rua.

No sábado (22), a animação começará a partir das 11h, com o Bloco Frevo Pé de César, sendo puxado pela Frevuca, a concentração será no Bambuzinho. A partir das 16h, o Bloco ‘Cantando e Encantando’ sairá da Rua Manoel Clementino, e será animado pelo Grupo Novo Skema e o cantor Ivan Greg.

Já a partir das 17h, o Bloco 8 Furos será puxado pela Orquestra Serpente Imperial, a concentração sairá da cidade vizinha, Juazeiro/BA, ao lado da praça do Banco do Brasil, e seguirá pela Ponte Presidente Dutra até a Praça 21 de Setembro.

LEIA MAIS

Confira as vagas de trabalho em Pernambuco nessa quinta-feira (20)

Nessa quinta-feira (20), a Agência do Trabalho de Pernambuco tem diversas vagas disponíveis para trabalhadores com todos os níveis de escolaridade. Há oportunidades na área de Frentista, Pedreiro, Professor entre outros.

Em Petrolina há vagas de auxiliar de limpeza, cozinheiro geral, pedreiro, estoquista entre outras. Todas as atividades exigem dos profissionais, experiência comprovada na Carteira de Trabalho. Confira as oportunidades de hoje:

Quadro 20.02.2025

Prefeito Andrei Gonçalves destaca desafios financeiros e avanços nos primeiros 50 dias de governo

Em coletiva de imprensa, prefeito Andrei destaca dívida de quase 600 milhões e medidas já adotadas pela atual gestão

Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (19), no teatro do CIEB Rui Barbosa, o prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, apresentou um balanço dos primeiros 50 dias de gestão, destacando os desafios financeiros herdados e as principais ações adotadas para reorganizar a administração municipal.

O evento reuniu representantes da imprensa, vereadores, líderes comunitários, religiosos, sindicalistas e integrantes de entidades empresariais, que acompanharam a exposição do gestor sobre a situação do município e as metas para os próximos meses.

Dívida milionária e medidas emergenciais

Durante sua apresentação, Andrei revelou que a Prefeitura de Juazeiro enfrenta um endividamento de aproximadamente R$ 600 milhões. “Recebemos um município com sérias dificuldades financeiras. Apenas no Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), há um passivo superior a R$ 48 milhões em contas de energia não pagas”, afirmou.

Para contornar essa situação, o prefeito destacou medidas emergenciais, como a otimização de despesas e o ajuste de contratos, além de uma reestruturação administrativa para garantir maior eficiência na prestação de serviços públicos.

Avanços na educação e saúde

Na educação, Andrei celebrou a retomada das aulas dentro do cronograma correto, um feito que não acontecia há anos. Também destacou o reajuste de 8% concedido aos professores, superando o índice do piso nacional e praticamente dobrando a inflação do ano anterior.

Na saúde, as melhorias incluem a reestruturação da maternidade municipal, com climatização dos ambientes, aquisição de novos equipamentos e mobiliários, além da implantação de serviços como apoio psicológico e acompanhamento de doulas para as gestantes.

Infraestrutura e limpeza urbana

Outro ponto enfatizado pelo prefeito foi o trabalho de limpeza e manutenção da cidade. A desobstrução de riachos, canais urbanos e estações elevatórias ajudou a minimizar os impactos das chuvas intensas do início de 2025. Para ampliar esse trabalho, Andrei anunciou o lançamento do programa Juazeiro Limpa, que promoverá mutirões de limpeza em diversos bairros.

Entre as ações futuras, destacou ainda o Programa Juazeiro Avança (PROJUA), considerado o maior conjunto de obras e iniciativas da história da cidade.

Foco no futuro

Ao final da coletiva, o prefeito agradeceu a presença de todos e reforçou seu compromisso com o desenvolvimento da cidade. “É hora de olhar para a frente e construir uma nova Juazeiro. No que depender de mim, nossa população terá muitos motivos para se orgulhar”, concluiu Andrei Gonçalves.

Ararinhas-azuis trazidas da Alemanha encerram quarentena e são transferidas para Curaçá

Após décadas extinta na natureza, a ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) avança mais um passo no processo de reintrodução. Um grupo de 41 indivíduos, transportado da Alemanha no final de janeiro de 2025, concluiu a quarentena sanitária e foi transferido para o Centro Científico para Fins Conservacionistas do Projeto Reintrodução, em Curaçá (BA).

A espécie desapareceu da natureza em 2000 devido à caça ilegal e à destruição do habitat. No entanto, desde 2020, esforços internacionais possibilitam sua reintrodução.

Naquele ano, 52 aves foram repatriadas e levadas para uma área protegida na Bahia. Agora, com a chegada de mais 41 ararinhas, a expectativa é fortalecer a população em vida livre.

LEIA MAIS

Projetos que dispõem sobre Regime de Previdência dos servidores do Município são aprovados pela Câmara de Petrolina

A Câmara Municipal de Petrolina aprovou nesta terça-feira (18) dois Projetos de Lei Complementar, de autoria do Poder Executivo, que dispõem sobre o Regime Próprio de Previdência Social dos servidores municipais.

O Projeto de Lei Complementar nº 002/2025 que busca ajustar as normas previdenciárias ao texto constitucional vigente, e o Projeto de Lei Complementar nº 003/2025 que institui o Regime de Previdência Complementar no Município, além de incluir outras iniciativas.

De acordo com a justificativa do Projeto de Lei Complementar nº 002/2025, a proposta tem por objetivo ajustar e aprimorar normas previdenciárias aplicáveis aos servidores públicos municipais, promovendo maior segurança jurídica, equidade e adequação aos dispositivos constitucionais e infraconstitucionais vigentes.

LEIA MAIS