Quatro astronautas chegam à Estação Internacional após evacuação médica

Quatro astronautas chegaram, neste sábado (14), à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) para uma missão de pesquisa de vários meses, substituindo um grupo de colegas que foi obrigado a voltar à Terra antes do previsto por um problema médico. A cápsula com os quatro membros da Crew-12 acoplou-se ao laboratório orbital após uma viagem de 34 horas que começou com a decolagem de Cabo Canaveral, na Flórida, a bordo de um foguete Falcon 9, da SpaceX.

“Construímos uma ponte na presença contínua da humanidade no espaço, que abrange mais de 25 anos neste mesmo lugar”, declarou a astronauta americana Jessica Meir ao chegar à estação. “Ao olhar para a Terra por estas janelas, lembramos que a cooperação não apenas é possível, como é essencial. Aqui em cima não há fronteiras e a esperança é universal”, acrescentou.

Os demais membros da Crew-12 são o americano Jack Hathaway, a francesa Sophie Adenot e o russo Andrey Fedyaev. Os quatro substituem a tripulação Crew-11, que retornou à Terra em janeiro, um mês antes do previsto, na primeira evacuação médica da história da Estação Espacial Internacional. Desde então, a ISS, que orbita a 400 quilômetros acima da Terra, tem sido habitada por três astronautas.

A Nasa não revelou nenhum detalhe sobre o problema de saúde que encurtou a missão anterior. A Crew-12 será uma das últimas missões a chegar à estação, habitada de forma contínua no último quarto de século. Está previsto que a ISS seja arrastada para a atmosfera terrestre para cair em algum ponto remoto do oceano Pacífico em 2030.

AFP

Obra do Museu do Sertão avança e promete novo espaço cultural em Petrolina

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Petrolina (SEDUCE), segue avançando nas obras de reforma e ampliação do Museu do Sertão. O projeto tem como objetivo modernizar a estrutura física do equipamento cultural sem perder sua identidade histórica, preservando a memória da cidade e tornando o espaço ainda mais acessível para as gerações presentes e futuras.

Com cerca de 35% dos trabalhos concluídos, a obra já conta com fundações prontas, paredes internas erguidas e a nova estrutura metálica do telhado instalado. A equipe trabalha atualmente na fase de cobertura e finalização das estruturas de concreto, além do início da construção da nova fachada.

Entre as melhorias previstas estão: criação de salas para audiovisual, museólogo e exposições. espaço ao ar livre. banheiros, ambiente climatizado, iluminação em LED e um jardim sertanejo. Durante o período da obra, o Museu do Sertão está funcionando em local provisório na Rua Dr. Pacífico da Luz, 268, no Centro de Petrolina.

Ascom

Prefeitura de Petrolina abre espaço para participação popular na construção da LOA 2026

A Prefeitura de Petrolina convida a população para participar ativamente da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2026. Os cidadãos podem encaminhar suas propostas e sugestões sobre as prioridades de investimentos para o próximo ano até o dia 22 de setembro, através do e-mail: [email protected] ou preenchendo o formulário eletrônico disponível no site oficial da Prefeitura.

A LOA é o principal instrumento de planejamento orçamentário do município, no qual a gestão faz a estimativa das receitas que deverão ser arrecadadas e define as despesas que serão executadas. Por isso, a participação da sociedade é essencial para garantir que os recursos públicos sejam aplicados de forma democrática e atendam às reais necessidades da cidade.

Segundo a Secretaria de Planejamento, Gestão e Finanças, todas as sugestões enviadas serão analisadas pela equipe técnica. As propostas viáveis poderão ser incorporadas ao projeto final da Lei Orçamentária Anual, que será encaminhado à Câmara Municipal.

Acesso ao formulário: https://forms.gle/WYqwiPQ2LnRjr9317

Ascom