Fundação Nilo Coelho realiza aula inaugural de cursos profissionalizantes gratuitos que serão oferecidos no segundo semestre

A Fundação Nilo Coelho deu início à programação do segundo semestre com a aula inaugural dos cursos gratuitos que serão oferecidos na sede da instituição, em Petrolina. Ao todo, mais de 200 pessoas terão a oportunidade de se qualificarem profissionalmente, ampliando as chances de inserção no mercado de trabalho.

Para motivar e inspirar os alunos, foram ministradas duas palestras com os temas “Educação Financeira”, por Felipe Dantas, Consultor do Sebrae, e “Empreender na Vida”, por Cirla Costa, Consultora de Imagem e Psicanalista.

Neste semestre, serão oferecidos os cursos de Maquiagem, Cabeleireiro, Artesanato em Retalhos, Manicure e Pedicure, Barbeiro, Designer de Sobrancelhas e Micropigmentação, Corte e Costura, Cuidador de Idosos e Inglês. As aulas serão realizadas nos turnos da manhã, tarde e noite, sempre em dois dias da semana, de forma presencial.

Ascom

Prefeitura de Juazeiro realiza aula inaugural de cursos de qualificação profissional para juventude

A Secretaria da Mulher e Juventude de Juazeiro (SMJ), em parceria com o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), realiza nesta segunda-feira (18), a aula inaugural dos cursos de qualificação profissional do projeto Juventude Transformando o Futuro. O encontro acontece no auditório do CETEP Sertão do São Francisco, no bairro São Geraldo.

A iniciativa integra o Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional, do Ministério do Trabalho e Emprego, e tem como objetivo ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho para jovens de 16 a 29 anos, com ensino fundamental completo. Nesta etapa, serão oferecidos os cursos de Assistente em Administração e Estética, com carga horária de 200 horas e formato híbrido.

“Esse será um momento muito especial, porque não estaremos apenas iniciando cursos, mas investindo em sonhos e em novos projetos de vida. Queremos que cada jovem participante saiba que acreditamos no seu potencial e que Juazeiro está comprometida em oferecer oportunidades concretas de crescimento”, destacou a secretária da Mulher e Juventude, Érica Daiane”.

Com a parceria do IFSertãoPE, as turmas funcionarão em diferentes polos da zona urbana e rural, descentralizando o acesso e possibilitando que jovens de diversas comunidades participem. A ação representa mais um passo da Prefeitura de Juazeiro na promoção da educação, da cidadania e da autonomia das juventudes.

Ascom

Escola Professora Palmira de Souza em Lagoa Grande realiza Aula Inaugural do primeiro ano letivo do Ensino de  Tempo Integral da rede municipal

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Seduc) de Lagoa Grande realizou segunda (10) e segue nesta terça (11) a aula inaugural do primeiro ano letivo das primeiras escolas que passam a oferecer Ensino de Tempo Integral no município. Nesta primeira etapa, o novo modelo  atenderá cerca de 600 estudantes da rede municipal.

Ontem (10) a aula inaugural foi na Escola Professora Palmira de Souza, localizada no bairro Agrovila, na sede e contou com as presenças da secretária Joseilde Paulino e equipe de educadores . Com a mudança, a unidade passará a funcionar das 7h30 às 16h30, oferecendo uma jornada ampliada de aprendizado e desenvolvimento para os estudantes.

“É um avanço grande que a educação de Lagoa Grande está entregando, especialmente em relação ao tempo dos nossos alunos em sala de aula. Nossas crianças passarão mais tempo na escola e irão desenvolver novos conhecimentos e novas habilidades para que possam galgar um futuro de forma segura e melhor preparados”, disse a secretária municipal de Educação, Joseilde Paulino.

A Escola Professora Palmira de Souza foi escolhida como unidade modelo para dar início a esse novo formato da educação lagoagrandense. Avó de uma das crianças contempladas com o Ensino Integral da Escola Palmira de Souza, dona Isaura comemorou a novidade. “Eu já elogiava as professoras da escola que ensinam muito bem e com mais tempo para as crianças aprenderem, ficará ainda melhor. Elas já gostam da escola e vão gostar ainda mais”, disse Dona Isaura. Julia é aluna do 3° ano da Escola Palmira de Souza. A pequena é só elogios para o novo modelo de ensino e diz que gostou muito de ter que passar mais tempo na escola. “Eu gosto muito da escola e gostei de ter mais tempo ainda pra estudar e brincar aqui”, comemorou Julia.

Nesta terça (11), a Seduc fará a aula inaugural em outras três unidades da rede contempladas com o novo modelo de ensino de tempo integral: as Escolas Tarcila de Araújo e Juarezita, distrito de Jutaíe Hermenegilda Maria Carvalho, em Açude Saco II. Nessas unidades, o horário das aulas passará a ser de 7h30 às 14h30.

Ascom