Candidato ao Governo de PE, Anderson Ferreira usa helicóptero da FAB durante campanha

O candidato ao Governo de Pernambuco, Anderson Ferreira (PL), fez uso de um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB) durante um ato de campanha no final de semana, no Estado. O ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes viajou na aeronave ao lado de Jair Bolsonaro (PL), presidente da República e Gilson Machado (PL), candidato ao Senado.

Segundo apuração do G1 Pernambuco, os voos em aeronaves da FAB são permitidos pela legislação eleitoral apenas ao presidente e aos integrantes da comitiva dele que não concorram às eleições. O PDT, partido de Ciro Gomes, moveu uma ação cobrando transparência da Presidência da República acerca do uso das aeronaves, que são custeadas com dinheiro público.

De acordo com o artigo 11, inciso V, da Lei nº 6.091/1974, constitui crime eleitoral utilizar em campanha eleitoral, “no decurso dos 90 dias que antecedem o pleito”, veículos e embarcações pertencentes à União, estados, territórios, municípios e respectivas autarquias. A pena prevista é o cancelamento do registro do candidato ou de seu diploma, se já houver sido proclamado eleito.

Deixe um comentário