Artesãos de Juazeiro transformam o couro em fonte de renda e preservam tradições e memórias

O artesanato produzido em couro é uma expressão cultural e artística que carrega memórias e características históricas da ancestralidade sertaneja, preservando técnicas tradicionais de produção.

Em Juazeiro, localizado no Norte do estado, o empreendimento familiar Aio Artesanato em Couro, atendido pelo Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (Cesol-SSF), abusa da criatividade na produção de bolsas, carteiras e acessórios.

O grupo formado pelo casal Silvia Dantas, conhecida popularmente como Nina, e Vicente Natureza, vivem exclusivamente do artesanato e propõem aos clientes artes únicas e um design desafiador, tendo como principal característica o acabamento das peças em crochê.

O empreendimento Aio Artesanato em Couro iniciou suas atividades em 2012, ano de surgimento da marca. A proposta do grupo era produzir peças em couro, trazendo o crochê como elemento de composição, o que, com o tempo, se tornou um traço característico do grupo.

A principal motivação para a produção foi a facilidade de acesso à matéria-prima de qualidade, em uma empresa da cidade, além da história do artesanato em couro, carregado de tradições na região. “A gente conhece vários artesãos que construíram a sua trajetória na produção do artesanato. Isso também foi uma motivação para nossa caminhada“, destacou a artesã Nina.

Deixe um comentário