Aprovado projeto substitutivo que modifica serviço de mototáxi de Petrolina

camara

Com a casa cheia, a Câmara de Vereadores de Petrolina, Sertão de Pernambuco, aprovou o  dispositivo que altera a Lei 2.224 de 20 de outubro de 2009, que regulamenta algumas questões do exercício da função do mototaxista. A aprovação foi por unanimidade, 19 x 0, com o voto do presidente da Casa, Osório Siqueira (PSB). Entre os itens aprovados, está agora a regulamentação do condutor substituto e a quantidade de mototaxistas, que deve obedecer a proporção de 1 para cada 400 habitantes.

robinho mototaxi

De acordo com Francisco Robismar Cordeiro, conhecido como Robinho Mototáxi e representante da classe, este é um momento de grande conquista para a categoria. “É felicidade demais. Tem irmão que está trabalhando, e larga para o outro trabalhar. Até que enfim, conseguimos entrar em consenso com o vereador Pérsio, que viu que o motorista substitutivo é uma necessidade” afirmou Robinho.

Entre outras modificações, o mototaxista poderá utilizar a moto, antes exclusiva para trabalho em momentos de lazer. Além de alterar penalidades aplicadas aos condutores, como por exemplo, aqueles que esquecerem a habilitação, por exemplo, antes seriam proibidos de exercer, agora será aplicada multa leve.

paulo valgueiro

Já Paulo Valgueiro, que até poucos dias estava à frente da Autarquia de Mobilidade Urbana de Petrolina (AMMPLA), comenta explica que esta é uma conquista que há muito é esperada pelos trabalhadores.

“Essa é uma luta que durou um ano e nove meses, o projeto original tinham algumas falhas e esse projeto que o executivo mandou, era justamente para corrigir essas falhas. Alguns direitos que tinham sido negados aos mototaxistas são garantidos, o uso da moto nas horas de lazer, porque muitos só tem um veículo e ficavam impedidos de usar nos finais de semana, usar esse veículo para fins particulares” pontuou Paulo Valgueiro

Agora o projeto segue para a sanção do prefeito Julio Lossio (PMDB).

Deixe um comentário