Após ter caminhão com mini aviões furtado em SP, equipe da Univasf realiza vaquinha para readquirir equipamentos

Estudantes dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que fazem parte da F-Carranca, estão realizando uma campanha após o caminhão com as três aeronaves da equipe ser furtado, na madrugada do sábado (4), na cidade de a cidade de São José dos Campos, em São Paulo, onde o grupo participava da 25ª Competição SAE Brasil AeroDesign. O objetivo da vaquinha é arrecadar fundos para adquirir novamente os equipamentos e materiais.

O furto aconteceu em frente ao hotel onde a equipe estava hospedada. De acordo com nota publicada no site da Univasf, além dos s aviões controlados por rádio, foram levados outros equipamentos utilizados pelo projeto de extensão. O caso foi registrado junto às polícias Civil e Federal e está em investigação.

Nas redes sociais, a F-Carranca agradeceu o apoio que vem recebendo das equipes participantes, comissão técnica e amigos e destacou que “iremos nos reerguer”.

A equipe da Univasf, que é composta por estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia da Computação. A F-Carranca estava competindo na classe regular, concorrendo com outras 56 equipes de todo o Brasil. No total, 81 equipes estavam inscritas na competição deste ano, divididas nas classes regular, micro e advanced.

A competição SAE Brasil AeroDesign é promovida exclusivamente para estudantes das engenharias, sob avaliação e julgamento da SAE International. Na competição, os participantes têm que desenvolver um avião em escala reduzida e guiado por rádio controle, colocá-lo no ar com carga mínima de 5 quilos e realizar o procedimento de aterrissagem e taxiamento numa pista de 55 metros lineares.

A aeronave deve pesar em torno de 2,5 quilos. Além disso, o protótipo precisa ultrapassar um obstáculo de 0,7 metro, fazer um voo de 360 graus num raio de 60 metros de altitude.

De acordo com a mãe de um dos integrantes da equipe, os estudantes vão retornar de São José dos Campos nesta segunda-feira (6), de ônibus, e devem chegar as cidades de Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, no Sertão de Pernambuco, na quarta-feira (8).

Fonte G1 Petrolina

Deixe um comentário