Anvisa obriga retenção de receita para venda de canetas como Ozempic

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu, nesta quarta-feira (16), que farmácias em todo o país deverão reter a receita médica no momento da venda de medicamentos conhecidos como canetas emagrecedoras, como Ozempic, Saxenda e Wegovy.

A medida, aprovada por unanimidade pela diretoria colegiada da agência, busca aumentar o controle sobre o uso desses medicamentos e prevenir o consumo indiscriminado.

Esses medicamentos, originalmente indicados para o tratamento do diabetes tipo 2, também têm sido utilizados para perda de peso, muitas vezes sem a devida orientação médica. Com a nova regra, as receitas deverão ser emitidas em duas vias, ter validade de até 90 dias e ser registradas pelas farmácias no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC).

A decisão da Anvisa entrará em vigor 60 dias após a publicação oficial da norma. A mudança ocorre após o registro de um aumento significativo nos casos de efeitos adversos relacionados ao uso inadequado dessas substâncias, principalmente por pessoas que as utilizam com fins estéticos.

Entidades médicas, como as Sociedades Brasileiras de Endocrinologia e Metabologia e de Diabetes, já haviam defendido a retenção da receita. Elas alertam para os riscos do uso sem prescrição ou com dosagens incorretas, que podem causar náuseas, distensão abdominal, constipação, diarreia e até agravar transtornos alimentares e psicológicos.

Deixe um comentário