Ação em Petrolina usa equoterapia para crianças autistas

A UNINASSAU Petrolina está realizando uma ação social em parceria com o Centro de Equoterapia Haras Bem Amigos (HBA) em alusão ao Mês do Autismo. O evento ocorrerá no próximo sábado (13), das 16h às 18h, e oferecerá sessões de terapia com cavalos para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Estudantes e profissionais do curso de Fisioterapia da instituição acompanharão pais e crianças da Clínica-Escola em uma visita ao Haras, onde profissionais especializados explicarão o funcionamento da Equoterapia.

Além disso, serão oferecidas simulações de sessões e informações sobre a equipe necessária para a realização da terapia, destacando a importância dela para crianças e adultos com ou sem transtornos ou condições patológicas.

Segundo Karla Melo, coordenadora do curso da UNINASSAU Petrolina, a iniciativa visa celebrar o Mês do Autista proporcionando às famílias a oportunidade de conhecerem a Equoterapia como uma alternativa de tratamento para o TEA. Além disso, a ação permite aos estudantes vivenciarem uma prática humanizada da Fisioterapia fora do ambiente acadêmico.

A Equoterapia é reconhecida mundialmente como uma prática terapêutica que utiliza o cavalo como instrumento de reabilitação física e/ou emocional do paciente. Sua eficácia tem sido comprovada no tratamento de diversas condições, incluindo o Transtorno do Espectro Autista, proporcionando melhorias significativas na qualidade de vida de quem a pratica.

Deixe um comentário