Abono salarial começa a ser pago para nascidos em fevereiro

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) iniciou nesta segunda-feira (16) o pagamento do Abono Salarial para o segundo grupo de beneficiários, formado por trabalhadores nascidos em fevereiro.

Ao todo, 2.021.972 pessoas devem receber o benefício, com liberação aproximada de R$ 2,5 bilhões.

Do total de beneficiários, 1.818.005 trabalhadores são da iniciativa privada e têm direito ao PIS, pago pela Caixa Econômica Federal. Outros 203.967 são servidores públicos, que recebem o PASEP, pago pelo Banco do Brasil.

Neste calendário, o valor do abono varia entre R$ 136 e R$ 1.162, conforme a quantidade de meses trabalhados no ano-base considerado para o pagamento.

O Ministério também antecipou o pagamento para trabalhadores de três municípios de Minas Gerais atingidos por fortes chuvas: Juiz de Fora, Matias Barbosa e Ubá. Ao todo, 96.077 beneficiários dessas cidades receberão o valor nesta segunda-feira.

Segundo o governo federal, a medida faz parte das ações voltadas ao enfrentamento da situação de calamidade pública registrada nesses municípios. O montante liberado para os trabalhadores dessas localidades soma cerca de R$ 122,3 milhões.

Do total de beneficiários, 76.240 são de Juiz de Fora, 2.404 de Matias Barbosa e 17.433 de Ubá. A antecipação também contempla trabalhadores nascidos entre março e dezembro que possuem vínculo empregatício com empregadores domiciliados nessas cidades.

O calendário de pagamento do Abono Salarial referente ao ano-base 2024 começou em 16 de fevereiro e seguirá até 30 de dezembro de 2026, prazo final para saque dos valores.

Têm direito ao benefício os trabalhadores cadastrados no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos, que tenham recebido remuneração média mensal de até R$ 2.766 no período considerado, exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias no ano-base e tenham os dados informados corretamente pelo empregador no eSocial.

Deixe um comentário