
(Foto: ASCOM)
Alunos do 5º e 9º anos da Rede Municipal de Afrânio se preparam para fazer a Prova Brasil, assim como estudantes de todo o país, na próxima segunda-feira (23) e terça-feira (24).
Como resultado, a Prova Brasil fornece médias de desempenho com base na avaliação de conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática para cada uma das escolas participantes. Esses índices de desempenho também são utilizados para compor o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que tem como objetivo melhorar a qualidade de ensino dos alunos.
A Secretaria Municipal de Afrânio na busca de aumentar a qualidade de ensino da rede e também ampliar os números do IDEB em Afrânio, durante o ano letivo, oferece aos estudantes de Afrânio aulas extraclasses com ‘aulões’, no qual os alunos respondem cadernos de atividades com base nos descritivos para a Prova Brasil, participam de formações pedagógicas, simulados, entre outras ações educativas.
A secretária municipal de Educação, Socorro Barros, reforça a necessidade de envolvimento e, compromisso das famílias e das escolas com a aplicação da Prova Brasil.
“Solicito a cada gestor, a cada professor, a cada funcionário, a cada pai ou familiares, um empenho maior nos dias 23 e 24 para realizarmos uma avaliação com sucesso. Estamos trabalhando em dois eixos: motivar os professores e qualificá-los em relação à Prova Brasil. Estamos dando assessoria para todas as escolas para que elas façam uma boa prova e, assim, nosso IDEB passe a outro patamar”, ressaltou.
IDEB
O IDEB é o demonstrativo da qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.