
(Foto: ASCOM)
Nessa terça-feira (18), acompanhados pelos investigadores da Polícia Civil, Jean Carlos e Fernando Vilante, técnicos do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) estiveram fazendo vistoria em chácaras localizadas por trás do Serrote da Batateira, onde foram localizados mais de 50 hidrômetros pertencentes ao SAAE.
A ação aconteceu após denúncia anônima de que o proprietário de uma das chácaras estava comercializando água oriunda de um poço tubular usando os hidrômetros do SAAE. De posse da informação, a direção do SAAE fez contato com a Polícia e os equipamentos foram retirados.
De acordo com o policial Jean Carlos, algumas pessoas prestaram depoimentos e confirmaram a denúncia. Ele informou que na propriedade da pessoa apontada como responsável pela instalação foram encontrados mais três hidrômetros, canos e conexões utilizados nas ligações de água.
Segundo os depoentes, o valor cobrado pela água fornecida variava de R$ 20 a R$ 35, a depender do consumo medido nos hidrômetros. O acusado não foi localizado pela polícia.
O diretor operacional do SAAE, Fernando Brito Junior, revelou que diariamente são furtados cerca de 20 hidrômetros na cidade, principalmente nos bairros mais distantes.
“Aqui encontramos hidrômetros pertencentes ao SAAE e a outras empresas de fornecimentos de água. Em todas as ligações de água feitas pelo SAAE é identificado o hidrômetro através de um número de série. O crime cometido não é o da venda de água, pois o poço é dele, mas sim pelo uso indevido dos hidrômetros que foram furtados nestes bairros”, detalhou.

(Foto: ASCOM)
Os hidrômetros foram levados para a Delegacia e a Polícia continua com as investigações para identificar o culpado. A direção do SAAE orienta aos usuários que tiverem seus hidrômetros furtados a prestarem queixa na delegacia para que a Polícia investigue e chegue aos responsáveis.
Hidrômetros
O Hidrômetro é o equipamento utilizado para medir o consumo de água nas residências, contribuindo para o uso racional do líquido. Entretanto, vem sendo alvo frequente de furto em diversos bairros de Juazeiro (BA). De acordo com o diretor do SAAE cerca de 20 unidades do equipamento são furtados diariamente, causando prejuízo à autarquia e prejudicando o abastecimento dos usuários.