
Odacy Amorim cobrou retomada do programa “Chapéu de Palha Mulher” (Foto: Giomara Damasceno/blog Waldiney Passos)
O deputado estadual Odacy Amorim (PT) cobrou, em reunião plenária nesta terça-feira (22), o retorno da capacitação para mulheres no programa “Chapéu de Palha Mulher da Fruticultura Irrigada”. Representantes da Rede de Mulheres da Fruticultura Irrigada foram recebidas pelo parlamentar na sexta-feira (18) em seu gabinete na cidade de Petrolina (PE).
Durante o encontro foi solicitado apoio do deputado para o retorno do programa, que esse ano não chegou para o sertão, apenas para o agreste e zona da mata. As representantes cobraram tratamento isonômico para o sertão. De acordo com Odacy, o programa “Chapéu de Palha Mulher – Fruticultura Irrigada”, é coordenado pela Secretaria da Mulher, mas está suspenso.
“A informação que temos é que deixaram de existir as atividades direcionadas para as trabalhadoras do São Francisco. As capacitações foram mantidas para setores como plantio de cana-de-açúcar e a piscicultura. Estamos tomando providências para que a ação volte completa ao sertão”, declarou o deputado.
O programa
O programa “Chapéu de Palha Mulher – Fruticultura Irrigada” é um desdobramento do Programa Chapéu de Palha, que é voltado para trabalhadores rurais, durante os períodos de entressafra. Por meio da iniciativa, as trabalhadoras rurais recebem formação profissional e têm acesso a políticas públicas voltadas diretamente para elas.