
Decisão é de uma juíza do Rio de Janeiro. (Foto: Ilustração)
O WhatsApp deve ser bloqueado em todo o Brasil. Essa é uma decisão, que aconteceu nesta terça-feira (19), pela juíza Daniela Barbosa, na Justiça do Rio de Janeiro. As empresas de telefonia foram notificadas após o Facebook negar o cumprimento de uma decisão judicial de fornecer informações para uma investigação.
A decisão obriga as operadoras a suspenderem imediatamente o acesso ao aplicativo. As provedoras foram notificadas da decisão por volta das 12h. A equipe do WhatsApp disse que não tem uma posição e o Facebook avisou que não se manifestará sobre a decisão. Esta é a quarta vez que o aplicativo tem o seu funcionamento suspenso no país.
O Sindicato das Operadoras de Telecomunicações (Sinditelebrasil) disse que não recebeu informações sobre o caso. A Claro, Vivo e Tim afirmam que também não sabiam das notificações e que ficaram sabendo do bloqueio pela imprensa.
Segundo a juíza, o Facebook, empresa proprietária do WhatsApp, foi notificado três vezes para interceptar mensagens que seriam usadas em uma investigação policial em Caxias, na Baixada Fluminense. A juíza disse ainda que a empresa respondeu as notificações por e-mail, em inglês, “como se esta fosse a língua oficial deste país” e tratou o Brasil “como uma republiqueta”. O WhatsApp afirma que não cumpriu a decisão “por impossibilidades técnicas”.
Com informações do G1