
Na avaliação do deputado, a alta do dólar frente ao real também criou um cenário positivo para as exportações. Foto: arquivo
Os dados positivos da economia de Petrolina, no Sertão do São Francisco, foram tema do pronunciamento do deputado Lucas Ramos (PSB), durante a Reunião Plenária desta quarta (8), na Assembleia Legislativa. O parlamentar, que comparou a situação local com o cenário nacional adverso, baseou seu discurso em reportagem publicada no último dia 29 de maio pelo Diario de Pernambuco.
Um dos dados reproduzidos por Ramos foi o crescimento de 2% das vendas do varejo em Petrolina, em 2015, contra uma retração de 4,3% no País e de 7,7% em Pernambuco. O socialista sublinhou também que o município conta com os sextos maiores Produto Interno Bruto (PIB) e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado, além do 10º maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Na avaliação do deputado, a alta do dólar frente ao real também criou um cenário positivo para as exportações. Ele observou que, em razão da fruticultura irrigada, Petrolina responde por 92% e 95%, respectivamente, das produções de manga e de uva no País.
Segundo Lucas Ramos, a exportação de manga cresceu 20%, injetando US$ 21 milhões na economia brasileira. “Mas o otimismo vai muito além da agricultura. A previsão é de que este ano os bons resultados serão mantidos, apesar do momento econômico e político turbulento por que passamos”, afirmou.
Com informações de Alepe