Convenções partidárias entram na reta final e definem candidaturas à Presidência e ao Governo de Pernambuco

Prazo para oficialização das candidaturas termina em 5 de agosto e registro na Justiça Eleitoral vai até o dia 15

O prazo para a realização das convenções partidárias termina no próximo dia 5 de agosto, quando os partidos deverão oficializar seus candidatos à Presidência da República, aos governos estaduais, ao Senado, à Câmara dos Deputados e às Assembleias Legislativas. A partir daí, as legendas terão até 15 de agosto para registrar as candidaturas na Justiça Eleitoral.

Na corrida pelo Palácio do Planalto, algumas siglas já concluíram esse processo. O PL realizou sua convenção e oficializou a candidatura do senador Flávio Bolsonaro à Presidência da República.

Neste domingo (26), foi a vez do PSD confirmar oficialmente a candidatura do ex-governador de Goiás Ronaldo Caiado à Presidência da República durante convenção nacional do partido.

A próxima convenção de destaque acontece nesta segunda-feira (27), quando o Novo deverá oficializar a candidatura do ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema à Presidência da República, consolidando mais um nome na disputa pelo Planalto.

Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá sua candidatura à reeleição oficializada durante a convenção nacional da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), marcada para o dia 2 de agosto. O evento confirmará a chapa petista para a disputa presidencial e faz parte da reta final das convenções partidárias, que devem ser concluídas até o dia 5 de agosto, conforme o calendário da Justiça Eleitoral.

Em Pernambuco, o calendário também entra na reta decisiva. As atenções estão voltadas para as convenções que irão oficializar as candidaturas da governadora Raquel Lyra (PSD) à reeleição e do prefeito do Recife, João Campos (PSB), ao Governo do Estado. Os dois partidos programaram seus eventos para os próximos dias, dentro do prazo estabelecido pela legislação eleitoral, devendo reunir lideranças estaduais e nacionais para confirmar as chapas majoritárias e proporcionais.

Além dos candidatos ao Governo de Pernambuco, as convenções estaduais também definirão os nomes que disputarão as vagas ao Senado, à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), encerrando uma das etapas mais importantes do calendário eleitoral antes do início oficial da campanha.

Com o fim das convenções, o cenário eleitoral ficará definitivamente desenhado, permitindo o registro das candidaturas e o início da campanha eleitoral, previsto para a segunda quinzena de agosto

Deixe um comentário