
Governadora aposta em obras; João Campos investe em articulação política no Sertão.
O Sertão pernambucano voltou a ocupar o centro das articulações políticas para as eleições de 2026. Nos próximos dias, a governadora Raquel Lyra e o prefeito do Recife João Campos cumprem agendas quase simultâneas em municípios estratégicos do interior do estado.
Raquel Lyra chega ao Sertão com foco em entregas, inaugurações e anúncios de obras. A programação da governadora inclui municípios do Sertão Central, Araripe e São Francisco, com autorizações de obras, entrega de ônibus escolares, equipamentos de saúde e inaugurações de centros de referência.
Um dos pontos mais aguardados da agenda será a passagem por Araripina, onde a governadora participa da autorização das obras da Adutora de Negreiros ao lado do prefeito Evilásio Mateus. Nos bastidores, aliados especulavam uma possível aproximação política do gestor com o grupo da governadora.
No entanto, Evilásio negou qualquer mudança de posicionamento político. Segundo ele, a recepção à governadora ocorre dentro da relação institucional entre município e governo estadual.
Já João Campos desembarca no Sertão nesta sexta-feira, apostando na construção de alianças políticas e no fortalecimento de sua presença no interior. O socialista visitará Petrolina, Dormentes e Lagoa Grande, acompanhado de lideranças como Gonzaga Patriota, Lucas Ramos, além das ex-prefeitas Josimara Cavalcanti e Eliane Soares.
A passagem por Petrolina também tem forte simbolismo político por ser a primeira visita de João Campos ao município após o rompimento com o grupo Coelho, tradicional força política do Sertão do São Francisco.
Enquanto isso, em Brasília, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste apresentou dados técnicos defendendo a retomada dos investimentos na Ferrovia Transnordestina, buscando convencer o Tribunal de Contas da União a rever a suspensão de novos repasses para o trecho pernambucano da obra.



