
O Brasil foi reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o maior país do mundo a eliminar a transmissão do HIV de mãe para filho como problema de saúde pública.
A informação foi antecipada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante o programa Bom Dia, Ministro, do CanalGov, na sexta-feira (15).
Segundo o ministro, representantes do Unaids e da OMS devem visitar o Brasil nesta semana para a entrega oficial da certificação ao governo brasileiro. Padilha atribuiu o resultado a ações do SUS, como a ampliação de testagem na atenção básica e no pré-natal, além do acesso ao tratamento para gestantes.
O Ministério da Saúde também divulgou que o país apresentou um dossiê com dados do SUS e vem registrando melhora em indicadores relacionados ao cuidado materno-infantil, com queda em números ligados a gestantes com HIV e crianças expostas ao vírus, entre outros pontos.



