O volume de recursos públicos investidos nas festas juninas em Pernambuco em 2025 já soma R$ 281,9 milhões, um aumento de quase 39% em relação ao ano anterior, quando foram aplicados R$ 203,5 milhões.
Os dados foram divulgados pelo Painel de Transparência dos Festejos Juninos do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) até as 18h desta quinta-feira (3).
O montante inclui gastos do Governo do Estado e de prefeituras, com adesão voluntária ao painel. Todos os municípios pernambucanos enviaram informações, sendo que 176 promoveram apresentações artísticas e 107 receberam apoio financeiro estadual para a realização dos shows.
Em 2025, foram contratados 3.309 artistas para um total de 5.733 apresentações, números superiores aos registrados em 2024. Lançado no ano passado, o Painel de Transparência tem como objetivo ampliar o controle social e a visibilidade sobre os investimentos realizados em uma das maiores manifestações culturais do estado.
Segundo o promotor de Justiça Hodir Flávio Leitão de Melo, coordenador do Centro de Apoio Operacional em Defesa do Patrimônio Público e do Terceiro Setor, o reconhecimento aos gestores será feito no próximo dia 21 de julho, com a entrega de certificados às prefeituras que aderiram ao painel.
Os dados detalhados podem ser acessados pelo link: https://portal.mppe.mp.br/web/festejos-juninos.