Adab vistoria 2,7 mil bovinos em ação de vigilância contra febre aftosa na Bacia do Paramirim

Entre os dias 23 e 25 deste mês, médicos-veterinários da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) realizaram uma operação de vigilância ativa contra a febre aftosa em seis municípios do território Bacia do Paramirim. A ação abrangeu 14 propriedades e resultou na inspeção de 2,7 mil bovinos.

Os técnicos visitaram criadores em Ibipitanga, Caturama, Rio do Pires, Botuporã, Macaúbas e Paramirim, com o objetivo de orientar sobre a nova condição sanitária da Bahia como zona livre de febre aftosa sem vacinação, além de reforçar a importância da notificação de casos suspeitos e divulgar o próximo período de atualização cadastral dos rebanhos, que será de 1º de julho a 15 de agosto.

José Neder, responsável técnico pelo Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa na Bahia (PNEFA-BA), explicou que a iniciativa também visa ampliar a base cadastral da agência e conscientizar os produtores rurais sobre o novo papel que desempenham na manutenção da vigilância da doença. Ele antecipou ainda que uma nova etapa da ação está prevista para outubro, com a intenção de alcançar municípios não contemplados nesta fase inicial.

Deixe um comentário