Em uma votação rápida realizada na tarde da terça-feira (10), o plenário do Senado aprovou os três novos diretores do Banco Central (BC) que assumirão suas cargas em janeiro de 2024.
Com a aprovação, eles estarão aptos a participar na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para os dias 28 e 29 de janeiro.
Nilton José Schneider foi aprovado para a Diretoria de Política Monetária com 50 votos a favor e 3 contra. Schneider ocupará a carga que atualmente é de Gabriel Galípolo , futuro presidente do BC.
Durante sua sabatina, Schneider destacou a importância de um “olhar atento à política econômica” devido ao cenário global. Sobre a possibilidade de intervenção do BC no câmbio, ele afirmou que, embora as reservas internacionais sejam “a primeira linha de defesa”, uma intervenção no câmbio teria efeitos temporários e efêmeros.
Izabela Moreira Correa foi indicada para a Diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta e obteve 48 votos a favor e 3 contra. Gilneu Astolfi Vivan , indicado para a Diretoria de Regulação , foi aprovado com 53 votos declarados e 3 contra.
Os três diretores foram previamente aprovados pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, após uma sabatina em conjunto, e se comprometeram a trabalhar para o controle da inflação, uma das principais prioridades da gestão do Banco Central.