TRE-PE começará preparação de urnas eletrônicas na próxima segunda

(Foto: Ilustração)

Na próxima segunda-feira (23), o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) iniciará a preparação das urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2024. O processo, que envolve a inserção dos dados dos candidatos e das candidaturas nos equipamentos, serão realizados até dia 1º de outubro em todos os 18 polos eleitorais do estado.

No Recife, os trabalhos começarão no Centro Administrativo Eleitoral, no bairro de San Martin, e contarão com a presença do presidente do TRE-PE, o desembargador Cândido Saraiva. A abertura será marcada por um coletivo de imprensa a partir das 8h.

O procedimento segue o cronograma definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e tem início com o carregamento das mídias nas urnas, o que garante a inserção das informações dos candidatos e participantes de cada seção eleitoral.

Após o carregamento dos dados, cada urna passa por testes rigorosos para verificar o funcionamento de dispositivos como visor, teclado, impressora, leitor biométrico e avisos sonoros. Concluída esta etapa, os compartimentos são lacrados e identificados com informações sobre município, Zona Eleitoral, local de votação e seção eleitoral.

Uma vez lacradas, as urnas não podem ser manipuladas até o momento programado para o início da votação no dia da eleição. Os lacres são contratados pelo juiz ou julgamento eleitoral, representantes de entidades fiscalizadoras e pelo Ministério Público.

Além da capital, a preparação das urnas também será acompanhada em Caruaru, no Agreste, e Petrolina, no Sertão. O secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-PE, Orson Lemos, estará presente em duas localidades na quarta-feira (25) e sexta-feira (27), respectivamente, para supervisionar o processo.

Deixe um comentário