A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou nesta quarta-feira (7) o Boletim Epidemiológico das Arboviroses Nº 31, referente às semanas epidemiológicas de 31 de dezembro de 2023 a 3 de agosto de 2024.
O levantamento revela um aumento expressivo no número de casos prováveis de dengue no estado, totalizando 29.023 casos, incluindo investigações e confirmações.
Comparado ao mesmo período de 2023, o aumento é de 425,4%. Até o momento, foram confirmados 8.327 casos de dengue, dos quais 152 são casos graves e 10 resultaram em óbitos confirmados.
O monitoramento também revelou 37 óbitos descartados para arboviroses e outros 30 ainda em investigação. Esta investigação inicial é realizada pela Vigilância Epidemiológica municipal e, posteriormente, é revisada por um comitê técnico especializado.
O boletim aponta que 55 municípios pernambucanos apresentam baixa incidência de casos de dengue, 68 têm incidência média e 62 registram alta incidência.
Outras Arboviroses
O boletim também informa sobre outras arboviroses no estado. Foram notificados 4.678 casos prováveis de Chikungunya, com 1.184 casos confirmados. Para a Zika, foram registrados 235 casos prováveis, sem confirmações até o momento.
Febre Oropouche
Pernambuco tem 118 casos confirmados de febre oropouche. O vírus foi identificado em diversos municípios, incluindo Jaqueira, Pombos, Água Preta, Moreno, e outros. A febre oropouche continua a ser monitorada pelas autoridades de saúde para garantir a resposta adequada e controle da doença.