No primeiro semestre de 2024, a Comissão de Ciência e Tecnologia de Pernambuco destacou-se por suas reuniões focadas no avanço científico, tecnológico e na proteção cibernética dos cidadãos pernambucanos.
Entre os projetos aprovados, destaca-se o Projeto de Lei nº 1279/2023, de autoria do deputado Doriel Barros (PT), que visa promover o acesso à internet e a inclusão digital nas comunidades rurais pernambucanas.
Este projeto, denominado Política Estadual de Conectividade em Áreas Rurais, busca ampliar o acesso à internet de qualidade fora das zonas urbanas através de parcerias público-privadas e programas de capacitação digital.
Além disso, a Comissão também deu aval à criação da política de combate aos crimes cibernéticos. Proposta pelo deputado Edson Vieira (União), e aprovada nos termos de um substitutivo da Comissão de Justiça, esta iniciativa promove o uso ético e responsável da tecnologia, protege a privacidade e a integridade dos dados pessoais, e oferece atenção especial aos grupos sociais mais vulneráveis, como os idosos.
Os membros do colegiado participaram de uma reunião solene em homenagem aos 35 anos da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).
Este evento reuniu autoridades e representantes da comunidade acadêmica, e marcou o lançamento da 12ª edição da Revista Inovação & Desenvolvimento, que aborda os desafios e avanços das mulheres no campo científico.
A deputada Simone Santana (PSB), presidente da Comissão, comemorou o dinamismo do grupo nas reuniões, ressaltando que 124 projetos de lei foram distribuídos e 60 deles discutidos. Simone destacou também a distribuição do livro “Notáveis Cientistas de Pernambuco” a alunos e professores da Escola de Referência do Ginásio Pernambucano. Ela concluiu destacando a expectativa de continuidade das atividades no próximo semestre, com muitos projetos e discussões.
“Estamos terminando o primeiro semestre do ano com muitas atividades, e a gente espera que no próximo também estejamos muito ativos, com muitos projetos e muita discussão”, salientou a deputada.