Maio Amarelo: Conscientização e prevenção aos acidentes de trânsito preservam vidas

O Maio Amarelo é um movimento internacional que busca conscientizar a sociedade sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Rede Ebserh, participa ativamente deste movimento. Em 2023, o HU-Univasf atendeu 8.782 vítimas de acidentes de trânsito.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), até 29 de abril de 2024, o Hospital Universitário de Petrolina liderou em número de atendimentos a vítimas de trânsito com 2.298 pacientes.

Outros hospitais que registraram altos números incluem o Hospital da Restauração (HR) no Recife, com 2.129 vítimas, e o Hospital Regional do Agreste (HRA) em Caruaru, com 1.334 pacientes. As lesões mais comuns incluem fraturas, torções e politraumatismos, muitas vezes causadas por comportamentos imprudentes como excesso de velocidade e consumo de álcool.

Um dos casos atendidos no HU-Univasf é o de Juscelio José Santana, vítima de um acidente de moto em Petrolina. Ele sofreu uma fratura ao tentar evitar uma colisão com outro motociclista que aparentava estar embriagado. Juscelio enfatiza a importância de comportamentos responsáveis no trânsito para evitar consequências graves para vítimas inocentes.

Leonel Batista, chefe do Setor de Paciente Crítico do HU-Univasf, destaca que a imprudência no trânsito sobrecarrega os serviços de emergência, representando cerca de 20% dos atendimentos. Ele ressalta que muitas lesões poderiam ser evitadas com comportamentos responsáveis e cumprimento das leis de segurança viária.

Durante o Maio Amarelo, o HU-Univasf realiza várias ações de conscientização, incluindo campanhas em mídias sociais, rádios e TVs, além de atividades internas no hospital. Está prevista uma visita do Comitê Regional de Prevenção de Acidentes com Motocicletas e Comitê de Segurança Viária ao hospital para discutir os casos de acidentes e buscar estratégias de prevenção.

Deixe um comentário