14º Encontro de Carros Antigos em Petrolina bate recorde de público e arrecada 4 toneladas de alimentos

O centro de Petrolina foi palco, durante o último final de semana, da maior edição já registrada do Encontro de Carros Antigos. Encerrado no último domingo, o evento — que já faz parte do calendário oficial da cidade — celebrou sua 14ª edição quebrando recordes de público, de veículos expostos e, principalmente, de solidariedade, com a arrecadação de aproximadamente 4 toneladas de alimentos não perecíveis.

Em entrevista à Rural FM, o idealizador e um dos organizadores do evento, Irineu Nobre, fez uma avaliação entusiasmada. “Foi o ápice desses 14 anos. Superamos todas as expectativas com recorde de público e de expositores”, afirmou. O volume de alimentos doados foi tão expressivo que chegou a comprometer a suspensão de alguns veículos utilizados no transporte das doações.

Integração de gerações e paixão feminina
O evento provou que o amor pelos clássicos não tem idade. Além dos idosos que buscam reviver memórias da juventude, o encontro atraiu um grande número de crianças e adolescentes, muitos influenciados por filmes de sucesso e pela internet. “Chegam meninos de 13, 14 anos procurando pelo Dodge Charger ou pelo Impala que viram em ‘Velozes e Furiosos'”, comentou Irineu.

A presença feminina também foi destaque. Um dos ícones do evento é Dona Zena, uma colecionadora de quase 60 anos que percorre o Nordeste a bordo de seu Fusca. De acordo com a organização, cerca de 70% dos veículos expostos eram de Petrolina, mas o encontro recebeu representantes de mais de 20 cidades dos estados do Piauí, Bahia e Pernambuco.

Nostalgia no palco e nas redes sociais
Um dos momentos mais marcantes foi o show da banda The Fevers. A escolha da atração, sugerida pela organização e atendida pela Prefeitura de Petrolina, visou reforçar o clima de nostalgia. A surpresa ficou por conta do público jovem, que acompanhou as letras da banda veterana em coro.

O impacto do evento também se refletiu no ambiente digital. Vídeos gravados durante a sexta-feira de abertura viralizaram rapidamente, ultrapassando a marca de 120 mil visualizações em blogs locais, demonstrando o fascínio que as raridades automobilísticas exercem sobre a população.

Próximos passos: O Antigomobilismo no Sertão
Com o sucesso da edição de 2026, a Associação Antigo Mobilista do Vale do São Francisco já planeja os próximos passos. O foco agora se volta para a realização de eventos em Santa Maria da Boa Vista — integrando a Serenata da Recordação em julho — e, posteriormente, em Cabrobó.

Para Irineu, o encontro vai além da exposição de máquinas; trata-se de uma experiência emocional. “O carro antigo mexe com a memória afetiva. Já vi senhores chorarem ao sentar em um modelo que tiveram na juventude. Petrolina possui muitas raridades que não são encontradas em nenhum outro lugar”, concluiu o organizador, que já inicia o planejamento para a 15ª edição no próximo ano.

Deixe um comentário