Dentro da programação da 27ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada (FENAGRI) há um espaço dedicado à agricultura familiar, principal responsável pelo abastecimento da mesa dos brasileiros. A Vila da Agricutura Familiar é organizada pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), organização não governamental que trabalha com essa temática na região.
O coordenador do Irpaa, Tiago Pereira conversou com Waldiney Passos no programa Super Manhã sobre essa iniciativa. “Nesta edição nós temos um ambiente específico da agricultura familiar, nós temos a Vila da Agricultura Familiar e Economia Solidária onde cerca de 30 empreendimento estão expondo uma diversidade de produtos do bioma Caatinga e Serrado”, comentou.
Segundo Tiago, os visitantes do estande poderão degustar produtos tipicamente regionais, além de conhecer mais sobre as riquezas do Sertão. “A população vai ter acesso a esses produtos, as pessoas de certa forma conhecem melhor esses produtos seja ele de origem animal, vegetal e ligada ao artesanato”, destaca o coordenador.
O agricultor familiar da microrregião de Guanambi, no sudoeste da Bahia está expondo seus produtos da caprinocultura na FENAGRI. “Nós trabalhamos o produto do bode, especificamente a carne até porque a cabra é do semiárido. Nosso clima é igual, nós somos caatingueiros do mesmo jeito e a região de vocês têm uma vantagem que cria de maneira mais extensiva, o chamado fundo de pasto”, explica o produtor.
A FENAGRI continua até este sábado, no estacionamento do Juá Garden Shopping, em Juazeiro. A programação foi iniciada na quarta-feira (11).