Vigilância Sanitária de Petrolina recomenda uso controlado de pomadas capilares

Com a proximidade das festividades carnavalescas, muitas pessoas buscam por enfeites, adereços e brilhos para levar ainda mais cor para as ruas das cidades em que vão curtir a folia de momo.

Entre as alternativas buscadas para fazer penteados e fixar adereços na cabeça, está a procura por pomadas capilares. No entanto, a Prefeitura de Petrolina, através da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), alerta para o uso desses produtos.

Recentemente, órgãos de saúde municipais foram notificados por unidades hospitalares após identificar  pacientes que foram intoxicados por fazer uso excessivo de pomadas capilares. A partir disso, o município intensificou as fiscalizações nos estabelecimentos de estética de Petrolina e segue acompanhando o estado de saúde dos pacientes que fizeram o uso dos produtos.

Apesar de seu baixo risco à saúde, problemas gerados pelo uso de algumas pomadas, ganharam proporções que exige atenção. As principais queixas relacionadas ao uso desse material envolvem dor, ardência, vermelhidão e aumento da secreção ocular.

As recomendações é que as pessoas fiquem atentas aos rótulos do produto, as orientações dos fabricantes devem ser seguidas e que ao lavar os cabelos, a cabeça deve ser inclinada para trás, evitando o contato da água com os olhos.

O Ministério da Saúde disponibilizou uma lista dos os produtos que são certificados e não apresentam reações para quem fizer uso dos produtos. A lista pode ser acessada através do link.

Deixe um comentário