Um fato ocorrido ontem (12) em Petrolina (PE) envolvendo a Guarda Civil Municipal gerou revolta em parte da população. Em nota, o vereador petista, Gilmar Santos, criticou o que classificou de “despreparo e covardia”.
Confira a nota na íntegra
“O vereador Professor Gilmar Santos, junto ao Mandato Coletivo, vem expressar profunda indignação diante da ação violenta e ‘absolutamente desnecessária por parte de um servidor da Guarda Civil Municipal de Petrolina ocorrida ontem, 12/06, contra um cidadão no centro da cidade.
O nível de despreparo e covardia transforma quem deveria se comportar como servidor da segurança pública em agente propagador da violência e da barbárie. O agravamento da situação social do país e do município, consequentemente, tende a colocar a população pobre em níveis de conflitos, desespero e estresse ainda mais elevados.
Sabemos o quanto tudo isso recai sobre o serviço de agentes da segurança pública, muitas vezes cobrados a resolverem o que jamais irão conseguir isoladamente. Porém, não podemos aceitar atitudes violentas, truculentas e selvagens para resolver situações que exigem apenas diálogo, escuta e inteligência. Esse tipo de comportamento, além de intensificar o cenário de violência, prejudica o esforço de servidores que procuram realizar suas atividades com respeito à dignidade humana.
Temos cobrado e vamos continuar cobrando da Prefeitura de Petrolina maior investimento em formação para esses agentes, principalmente na área de direitos humanos.
Toda nossa solidariedade ao povo pobre, preto e periférico que sofre com tamanha truculência e barbaridade.“