
(Foto: Reprodução/ IMIP)
A partir desta quinta-feira, dia 1º de agosto, pacientes do Sertão de Pernambuco serão beneficiados por um mutirão de cirurgias para correção de catarata, promovido pela Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE Alírio Brandão).
O objetivo é realizar 730 procedimentos até setembro, com uma primeira etapa de 20 cirurgias programadas para o início do mês.
Esta iniciativa faz parte do Programa Cuida PE, lançado pelo Governo de Pernambuco em maio de 2023. O programa visa reduzir o tempo de espera para procedimentos cirúrgicos, consultas e exames especializados na rede pública de saúde.
Os pacientes que participarão do mutirão estão cadastrados no sistema de regulação da VIII Gerência Regional de Saúde (Geres). As cirurgias e consultas pré-operatórias estão agendadas até aos sábados, com a previsão de realizar 90 procedimentos e 40 consultas pré-operatórias até o próximo sábado (3/08).
José Roberto Rocha, coordenador médico da UPAE Petrolina, destaca a importância da ação: “A realização dessas cirurgias é vital. A catarata é uma das principais causas de cegueira reversível e, com a cirurgia, podemos devolver a visão e a qualidade de vida a muitas pessoas”.
Os procedimentos serão conduzidos por uma equipe especializada de oftalmologistas, coordenada pelos médicos Guilherme Moura, Francisco Ferraz e Manoel Alencar. Noemy Gomes, diretora-geral de Articulação Estratégica e responsável pelo Programa Cuida PE, acrescenta: “O Programa Cuida PE vem se consolidando com ações descentralizadas pelas unidades de gestão estadual como forma de fortalecer a assistência no Interior do Estado. O mutirão de cirurgias oftalmológicas que inicia na UPAE de Petrolina é mais um exemplo disso”.
A UPAE lembra aos pacientes acompanhados pela unidade de manter seus cadastros atualizados, especialmente em caso de mudança de número de contato. As atualizações podem ser feitas pelo telefone (87) 3866-9617.
Novos pacientes devem realizar a primeira consulta com um especialista da unidade, agendada pelas centrais de marcação dos municípios. A UPAE realiza exames e cirurgias apenas em pacientes já acompanhados nas diversas especialidades da unidade.
“O impacto é bem positivo. Fazer a cirurgia na região é facilitar o acesso do cidadão a um serviço de qualidade e perto de suas casas, além de diminuir o encaminhamento de pacientes para outras regiões, a exemplo da capital. Nos meses de agosto e setembro serão realizadas 730 cirurgias de catarata, apenas na UPAE, e estamos trabalhando para possibilitarmos o acesso de mais pessoas ao procedimento,” afirma Ana Célia de Almeida, gerente da VIII Geres.