UPAE Petrolina implanta projeto de Ginástica Laboral para funcionários

Com o objetivo de oferecer um momento de autocuidado para os funcionários da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE), a Coordenação Interdisciplinar implantou o projeto de Ginástica Laboral no serviço.

A iniciativa é um desdobramento do programa de bem-estar e qualidade de vida, carinhosamente chamado de “Moveemente”, da Fundação de Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH), que gere a UPAE e mais 14 unidades de saúde em Pernambuco.

O primeiro encontro foi realizado no dia 16 de setembro e de lá para cá, todas as terças-feiras, a equipe tem um encontro marcado com os profissionais da fisioterapia.

Disponibilizamos praticamente uma manhã em nosso ginásio para atendimento aos nossos colegas. Buscamos trabalhar a postura, dores por movimentos repetitivos, alongamentos, mobilidade, flexibilidade e relaxamento. Também estimulamos a importância da respiração, da atividade física e bons hábitos que melhoram a vida como um todo“, esclarece a responsável técnica da fisioterapia, Aylla Nara. 

Encerramos sempre com uma dinâmica de grupo e a aceitação da equipe tem sido bastante positiva. Esperamos agora pelos resultados a longo prazo, pois o nosso objetivo é cuidar de quem cuida. Se a nossa equipe se sentir acolhida e cuidada, teremos alcançado o ponto alto nesta ação“, complementa a supervisora do setor.

Na última semana, quem prestigiou o projeto foi a coordenadora geral Grazziela Franklin. “Coisa boa a gente vem ver de perto e participa. Esse projeto Moveemente da FGH é muito bacana e estamos felizes de trazê-lo para cá. Parabenizo a todos os envolvidos e agradeço em nome dos funcionários“, pontuou.

Para a coordenadora interdisciplinar, Rayanne Ribeiro, o projeto já é sucesso: “É um momento em que a gente se desliga um pouco da rotina de trabalho e foca no cuidado, no autocuidado. Muitas pessoas não têm a oportunidade de ter um espaço como esse para relaxar e se cuidar. Então, estamos proporcionando. Não tem como dar errado“.

A ginástica laboral melhora o sistema cardíaco, respiratório e esquelético; aumenta a consciência corporal, previne as doenças ocupacionais; minimiza a fadiga, o esgotamento e a monotonia.

Deixe um comentário