Universidade do Rio de Janeiro homenageia Ana das Carrancas 

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) decidiu homenagear a artesão Ana das Carrancas. Em Ato Executivo publicado no dia 1° de janeiro, a Uerj definiu 2023 como o Ano Comemorativo Ana das Carrancas, em celebração do seu centenário.

A decisão da universidade visa reconhecer a importância de Ana para a cultura popular brasileira e ao desenvolvimento do país. Segundo reitor da Uerj, a artesã produziu obras que são um “retrato da força do brasileiro”.

Ana Leopoldina Santos nasceu em 1923, no povoado de Santa Filomena, à época pertencente ao distrito de Ouricuri. Ana das Carrancas aprendeu a moldar o barro ainda na infância, auxiliando a mãe na fabricação de louças para complementar a renda familiar.

Mudou-se para Petrolina na década de 1950, onde se consolidou e se tornou a Dama do Barro. Como parte da homenagem a Ana das Carrancas, a Uerj promoverá diversas atividades neste ano. A primeira delas será o lançamento de um calendário contendo as datas mais marcantes da trajetória da artesã, além de links em QR Code de conteúdos multimídia.

Deixe um comentário