
(Foto: internet)
Ao preparar uma porção de batata frita ou um bife acebolado, geralmente, usa-se o mesmo ingrediente: o óleo de cozinha. Porém, nem sempre o descarte deste material é feito da forma correta e sustentável. Pensando nisso, a Faculdade UNINASSAU Petrolina será ponto de coleta de óleo de cozinha usado.
O material coletado será reciclado e transformado em biodiesel. “A atividade vai trabalhar a conscientização ambiental, promovendo ação de reciclagem através de uma oficina de transformação de óleo de cozinha em biodiesel com os alunos dos cursos de engenharia”, explica o coordenador dos cursos de Engenharia, Nielton Araújo.
Impermeabilização do solo, aumento de enchentes, destruição da vegetação e morte de animais são alguns dos malefícios do destino incorreto no óleo. Um litro de óleo pode contaminar cerca de 20 mil litros de água. “Ele é menos denso que a água, então fica na superfície e, assim, impede a entrada de luz e oxigênio, gerando a morte de espécies aquáticas”, acrescentou Nielton.
Quem quiser levar as garrafas de óleo deve se dirigir até o Bloco B da UNINASSAU Petrolina, que fica localizada na Avenida Clementino Coelho, nº 714, no bairro Atrás da Banca, e fazer a entrega na recepção da instituição das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, até o dia 22 de abril. Maiores informações pelo telefone (87) 3866-5800.
Passo a passo do armazenamento e descarte
- Espere o óleo esfriar;
- Coloque em uma garrafa PET;
- Procure uma ONG ou instituição que realize a coleta do material;
- Nunca despeje no ralo da pia