Unidades Básicas de Saúde dão início à campanha de vacinação contra gripe nesta quarta

Começou nesta quarta-feira (12), a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Em Petrolina, a Secretaria de Saúde disponibilizou, em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, o imunizante para os públicos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde. A meta do é imunizar 90% do público alvo, ou seja, mais de 100 mil pessoas.

A aposentada, Ana Alves, explica que está sempre de olho nas datas de vacinação e busca se vacinar no primeiro dia de campanha “Eu vi uma matéria da Tv informando que a vacina estaria disponível hoje pela manhã, já arrumei meus documentos e fui uma das primeiras a ser imunizadas na UBS. Gosto de sempre estar em dias com as vacinas, pois me sinto mais protegida contra esses vírus”, destaca.

A campanha segue até o dia 31 de Maio. Para se imunizar basta procurar uma UBS portando documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF. No caso das crianças que não possuem RG, os pais podem apresentar a Certidão de Nascimento. Para os trabalhares da saúde, professores, profissionais das forças de segurança, salvamento, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário é necessário apresentar também um vínculo empregatício. Já para as pessoas que possuem comorbidades, um documento que comprove a patologia.

Público-alvo de acordo com o Ministério da Saúde 

Podem receber as doses crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, pessoas com 60 anos ou mais, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais do sistema prisional, socioeducativo, população carcerária e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

 

Jhulyenne Souza – Ascom Secretaria de Saúde

Deixe um comentário