UFPE oferecerá 7.012 vagas pelo Sisu 2023

(Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem)

Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, que acontecerá nas datas de 13 e 20 de novembro, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) anunciou que oferecerá, este ano, 7.012 vagas em 105 cursos presenciais dos campus Recife, Vitória e Caruaru.

Também foram divulgados os pesos e notas mínimas do Sisu 2023 e a manutenção dos critérios de inclusão regional para os estudantes que cursaram o Ensino Médio no Estado de Pernambuco.

No Campus Recife, foram oferecidas 5.522 vagas, e o candidato que for classificado no conjunto Engenharias CTG na cidade fará seu primeiro ano do ciclo básico dos cursos, com o princípio de escolher do segundo semestre letivo de vínculo institucional com a UFPE, escolher um dos cursos de engenharia.

No campus de Caruaru, foram reservadas 1.060 vagas, enquanto o Campus Vitória ficou com 430. Em relação ao número de cotas, metade das vagas foram reservadas.

Alguns cursos ficaram de fora do processo seletivo da UFPE, que é o Sisu 2023, como Música/Canto – Bacharelado, Música/Instrumento – Bacharelado, Música/Licenciatura, Dança/Licenciatura e Letras Língua Brasileira de Sinais Libras/Licenciatura. Esses cursos serão regidos por resolução específica.

Em relação aos pesos e notas mínimas, a nota final do exame será obtida por uma média ponderada das notas das provas realizadas (objetivas e redação), de acordo com os pesos estabelecidos pela Universidade. Os candidatos serão classificados por ordem decrescente da nota final do enem, para cada curso oferecido, até o número de vagas serem preenchidos.

A Inclusão Regional serve para todos os cursos dos Campus Vitória e Caruaru, e o curso de Medicina do Campus Recife. Serão acrescentados 10% para candidatos dos cursos de Vitória e Caruaru que cursaram e concluíram todo o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais da Zona da Mata pernambucana e do Agreste pernambucano, e 5% para os que cursaram ou concluíram 2/3 do Ensino Médio. Para os candidatos do curso de Medicina do Campus Recife, serão acrescidos 5% para quem cursou e concluiu todo o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais em Pernambuco, e 3% para quem cursou e concluiu 2/3 do Ensino Médio.

O acréscimo terá efeito apenas classificatório, não sendo levado em conta na análise do atendimento de eventuais critérios eliminatórios. Os candidatos que forem possíveis beneficiários tanto do Argumento de Inclusão Regional quanto do Sistema de Cotas deverão optar, no ato da inscrição, por uma dessas duas ações afirmativas, não sendo permitida a sua aplicação cumulativa.

Deixe um comentário