Dois tripulantes do programa Polaris Dawn da SpaceX realizaram uma caminhada histórica espacial na manhã desta quinta-feira (12). Essa foi a primeira vez que uma empresa privada levou civis para caminhar no espaço.
Jared Isaacman, o bilionário que financiou a viagem, foi o primeiro a sair da nave Crew Dragon às 7h52 (horário de Brasília), seguido pela engenheira de operações espaciais da SpaceX, Sarah Gillis, às 8h05. Ambos retornaram à nave por volta das 8h19, após sobrevoarem uma região entre a Austrália e a Antártida a cerca de 700 km da Terra.
Isaacman expressou sua admiração pela visão da Terra durante uma caminhada: “Em casa temos muito trabalho para fazer, mas daqui a Terra parece um mundo perfeito”.
Os quatro passageiros da missão estão no espaço desde terça-feira (10), após serem lançados do Centro Espacial Kennedy, base da NASA na Flórida. A viagem, que causou dois adiamentos devido a condições adversas desfavoráveis, deve durar cinco dias, com retorno programado para sábado (14).
A SpaceX aproveitou uma caminhada para testar trajes espaciais projetados especificamente para a missão, construídos com materiais dos foguetes da empresa. Esses trajes, incluídos com viseiras e câmeras de última geração, foram projetados para suportar futuras missões de longa duração, incluindo a construção de bases na Lua e cidades em Marte.
A missão Polaris Dawn já havia quebrado outro registro na quarta-feira (11), ao atingir 1.400 km de altitude, a maior distância da Terra atingida por humanos desde o programa Apollo, encerrado em 1972.