TRE-PE proíbe divulgação de pesquisa para governador e senador

Pedido foi apresentado pelo União Brasil e sua coligação

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) proibiu a Potencial Consultoria e Pesquisa Ltda de divulgar uma pesquisa eleitoral para governador e senador no Estado. O TRE acatou um pedido apresentado pela coligação ‘Pernambuco com Força de Novo’, encabeçada pelo partido União Brasil (UB).

A coligação conta ainda com Podemos, PSC e Patriotas e tem Miguel Coelho (UB) como candidato a governador. Na argumentação do grupo, há diversos vícios na pesquisa, como a divergência entre o plano amostral e o questionário aplicado, a ausência de ponderação quanto ao nível econômico dos entrevistados e a detecção de induzimento do eleitor.

O TRE-PE acatou a argumentação da coligação e proibiu a divulgação dos resultados da pesquisa, sob pena de aplicação de multa diária em caso de desobediência à ordem judicial.

As pesquisas eleitorais, especialmente na reta final de uma campanha, podem influenciar o chamado “voto útil”. Por essa razão mostra-se imprescindível o papel a Justiça Eleitoral no controle do respeito às regras estabelecidas na legislação quanto às pesquisas, a fim de evitar que levantamento irregulares possam influenciar de forma indevida o eleitorado”, explica o advogado Paulo Pinto, um dos coordenadores jurídicos da campanha de Miguel.

Deixe um comentário